|
Reprodução Internet |
|
|
|
Fausto Fanti (no meio) era o Renato no programa humorístico Hermes e Renato |
O humorista Fausto Fanti, 35 anos, do grupo Hermes e Renato, foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (30) em seu apartamento no bairro de Perdizes, na zona oeste de São Paulo.
Segundo informações da PM, o corpo de Fanti foi achado com um cinto enrolado no pescoço. A polícia registrou o caso como suicídio.
A carreira de Fanti é marcada por sua atuação no grupo, que despontou ainda nos anos 1990 na MTV Brasil.
Segundo Zico Goes, que dirigiu a emissora, era comum receber material dos telespectadores. Em 1998, o grupo enviou uma fita com uma esquete de comédia da uma dupla chamada Hermes e Renato. Foi paixão à primeira vista.
Em 1999, o grupo ganhou espaço na programação fixa. No começo, eram 15 minutos no programa "Gordo a Go-Go". Pouco depois, ganharam seu programa próprio. Em 2006, brincaram com o formato das novelas, gravando "Sinhá Boça" e "O Proxeneta".
Na MTV, ainda fizeram o "Tela Class", com dublagens absurdas de filmes B, até 2010, quando foram para a Record, para integrar o elenco de "Legendários", de Marcos Mion.
Naquele ano, o grupo, que perdeu o uso do nome Hermes e Renato, passou a chamar-se Banana Mecânica. Em 2013, voltaram à MTV como Hermes e Renato.
No ano passado, Fanti e os humoristas do grupo assinaram contrato com canais da Fox para gravar um humorístico que iria ao ar em março de 2015 pelo FX. Durante a Copa, os canais veicularam pílulas com piadas sobre mundial.
Para Zico Goes, hoje coordenador do departamento de TV da produtora Conspiração, Fanti era o verdadeiro "líder criativo" do grupo.
"O Hermes e Renato era ele. Ele era o gênio da parada e sempre foi muito fiel ao grupo", afirmou.
O humorista Gregório Duvivier, do Porta dos Fundos, diz que Fanti era um "ídolo" quando começou a fazer humor. "O humor dele era muito novo, muito moderno. Queria ter dito o quanto eu o admirava."
Fãs e artistas comentam a morte de Fausto Fanti, do Hermes e Renato
Logo após a divulgação da morte de Fausto Fanti, membro do grupo que ficou famoso pelo programa Hermes e Renato, da MTV, milhares de fãs utilizaram a rede social para lamentar a morte do humorista.
A expressão "Hermes e Renato" e "Fausto Fanti" eram as palavras mais publicadas pelo Twitter, no Brasil. Entre essa frases estão a da atriz e humorista Tata Werneck: "Nossa...o Fausto:( Um gênio...que tristeza...Hermes e Renato é um mito".
O comediante Danilo Gentili também usou a rede social para lamentar a morte de Fausto: "Uma pena o Fausto Fanti."
Já Rodrigo Magalzão, roteirista do canal do Youtube Porta dos Fundos falou sobre a originalidade do grupo marcado pelo "humor trash". "O Fausto com o Hermes & Renato foi uma das maiores influências que eu tive e uma das coisas mais geniais e originais que já rolou no Brasil", disse. "Estou realmente triste".