24 de dezembro de 2025
Tribuna do Leitor

Para onde vai o dinheiro da fiança?


| Tempo de leitura: 1 min

A fiança é uma ferramenta da justiça que o acusado pode utilizá-la para responder pelo crime cometido em liberdade. Quando o réu paga a fiança ele responde o crime em liberdade e o dinheiro fica guardado no banco a favor do Estado. Caso o réu seja inocentado, receberá o dinheiro de volta corrigido e, ao contrário, sendo condenado esse dinheiro pode ser destinados para os custos processuais ou indenização à vítima ou até destinado ao Fundo Penitenciário Nacional.

Pois bem, para mim e para muitos outros cidadãos o dinheiro arrecadado com o pagamento da fiança vem dos indivíduos que cometeram certos delitos em que a lei abre uma exceção beneficiando esses autores a responderem os crimes cometidos em liberdade.

A somatória desse volume oriunda da fiança é grandiosa, pois o crime no Brasil esta acentuado. Nesse contexto processual solicito aos novos congressistas "Senado e Câmara" eleitos no último pleito eleitoral e que assumirão suas cadeiras no ano vindouro tenham sensibilidades, sensatezes e velocidades na construção de um frenético e grandioso projeto disciplinando todo o recurso oriundo do pagamento de fiança, certamente após a conclusão de cada processo, seja destinando ao Hospital do Câncer de Barretos/SP. Essa Instituição de saúde atende a todos os brasileiros que lá adentram, seja do norte ou do sul, pobre ou rico e sem cobrar um só centavo.

Enfim, tenho plena certeza que esse recurso terá grande valia para contenção de despesas, investimentos em novos equipamentos e novas tecnologias. Vamos congressistas, façam valer os votos confiados aos senhores.

Antonio Carlos Rodrigues (cidadão)