23 de dezembro de 2025
Geral

"É hora de correr atrás do prejuízo"

Ana Paula Pessoto
| Tempo de leitura: 3 min

Quioshi Goto

Marilene Pereira e o filho Jeferson usufruíram da academia ao ar livre

“Todo ano é assim: a gente reúne a família e amigos para confraternizar, e os exageros na comida e bebida nos acompanham. Não tem jeito. Mas agora é hora de correr atrás do prejuízo”. Assim como para o consultor de vendas Gustavo Dias, a primeira sexta-feira do ano foi de pensar na saúde e no bem-estar suando a camiseta para queimar os excessos de alimentos e bebidas consumidos no Natal e no Ano Novo. 

 

No caso de Gustavo, que escolheu o calçadão da Getúlio Vargas para dar início ao projeto que pretende eliminar 10 quilos, os filhos acompanharam para dar aquela forcinha. “Trouxe meus filhos como testemunhas. Vou apostar na caminhada e na corrida leve para reduzir as medidas”, afirma. “E nós vamos ficar de olho”, brinca Leonardo, ao lado do irmão Lourenzo. 

 

Do outro lado da cidade, a praça ao ar livre da avenida Engenheiro Luiz Edmundo Coube também recebeu muita gente em busca de exercícios físicos. Alguns sozinhos e outros acompanhados. A aposentada Marilene Barros Pereira é adepta da atividade física, mas confessa que durante as festas abusou da comida e deixou a caminhada de lado. 

 

“Agora é hora de pegar firme. Eu faço academia, mas hoje aproveitei a companhia da minha mãe para me exercitar ao ar livre. Também abusei nas festas, claro. Não tem jeito, a gente come e bebe além da conta mesmo”, acrescenta o técnico em manutenção, músico e filho de dona Marilene, Jeferson dos Santos. 

 

Já a operadora de telemarketing Franciele Prates tem até dica para eliminar os quilos extras do fim de ano mais rapidamente: “Além de me exercitar, eu tomo um suco feito de limão com jiló. É amargo, mas funciona”, garante. 

 

Aposte em alimentos para eliminar toxinas

 

 Desintoxicar é o primeiro passo para ter sucesso no emagrecimento, garantem nutricionistas. E certos alimentos naturais são recomendados por conter substâncias capazes de livrar o organismo das toxinas vindas de alimentos muito gordurosos e de bebidas alcóolicas.  Além de desintoxicar, muitos deles também prometem desinchar e contribuir para o emagrecimento. 

 

Segundo a nutricionista Daniele Rodrigues de Oliveira, da Nutrisaúde, dois poderosos ingredientes capazes de promover uma faxina no organismo são o gengibre e a couve. “O primeiro é uma ótima opção, pois além de anti-inflamatório, ajuda nos problemas digestivos e tem ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo  facilitando o emagrecimento”, aponta. 

 

Ainda de acordo com Daniele, a couve também ajuda na desintoxicação por conter fibras e muita água, entre outras substâncias benéficas. Uma boa opção é incluir os dois ingredientes em um suco desintoxicante. Confira a receita indicada por Oliveira. 

 

Por outro lado, a orientação é deixar de lado os alimentos  gordurosos em geral, como frituras, churrasco com carnes gordurosas, leite integral e queijos amarelos (leia mais dicas no quadro ao lado). 

 

Suco desintoxicante

 

Ingredientes

2 folhas de couve

2 rodelas finas de gengibre

2 rodelas de abacaxi e outra fruta de sua preferência

250 ml de água de coco 

Bata tudo no liquidificador 

 

Dicas saudáveis

 

. Opte por uma dieta leve com frutas, legumes e verduras, que são ricas em fibras e vitaminas. 

. Evite a ingestão exagerada de sal, pois favorece a retenção hídrica e atrapalha o processo de eliminação de toxinas. 

. Evite o consumo de preparações gordurosas.

. A atividade física deve estar aliada a uma dieta equilibrada. 

. Evite períodos prolongados em jejum fracionando as refeições seis vezes ao dia. 

. Beba, pelo menos, dois litros de água por dia. 

 

Fonte: Daniele Rodrigues de Oliveira, nutricionista