26 de dezembro de 2025
Cultura

A energia e a beleza do taikô

Tisa Moraes
| Tempo de leitura: 2 min

Foi com a função de motivar e conduzir a marcha das tropas durante as guerras que o taikô ganhou força na cultura japonesa. Centenas de anos depois, os tambores se tornaram protagonistas de poderosas apresentações que encantam o público ao redor do mundo.

 

Divulgação

Tradicional grupo japonês da arte de tocar tambores, Japan Marvelous faz apresentação única às 20h, no Teatro Municipal

Na noite de hoje, os bauruenses terão a oportunidade de conferir a beleza e a energia que estes instrumentos de percussão, juntos, são capazes de gerar. Tradicional e premiado grupo de taikô do Japão, o Japan Marvelous faz apresentação única às 20h, no Teatro Municipal. O show contará com abertura do grupo bauruense Muguenkyo Bauru Wadaiko. Ingressos podem ser adquiridos até o horário do evento por R$ 30,00.

 

Em português, taikô significa tambor, instrumento confeccionado em couro e madeira e tocado com as mãos ou com o uso de uma baqueta. Os músicos precisam ter habilidade rítmica e bom preparo físico para sustentar as batidas e executar os movimentos amplos e rápidos que garantem a beleza do espetáculo.

 

Na apresentação que o Japan Marvelous traz a Bauru, hoje, seis integrantes tocarão, além do taikô, outros instrumentos, como shinobuê (flauta transversal japonesa feita em bambu) e chappa (pratos metálicos). Fundado há mais de 30 anos – mas utilizando este nome desde 2009 - o grupo percorre todo o globo fazendo shows e divulgando o estilo Kawasuji. 

 

“É um estilo mais livre, que atrai um público bem variado”, observa Júlia Yukie Seki, 17 anos, líder do Muguenkyo Bauru Wadaiko. Esta é a terceira vez que o Japan Marvelous vem à cidade. 

 

Premiado

 

Eles estão no País para apresentações em quatro municípios dos estados de São Paulo e do Paraná e devem embarcar de volta ao Japão na próxima segunda-feira. “Recentemente, eles estiveram na Europa, em um evento internacional em que ganharam cinco prêmios. Eles são profissionais, vivem dos shows que fazem ao redor do mundo”, acrescenta Shozo Nakamine, coordenador e diretor cultural do Muguenkyo, que viabilizou a vinda do Japan Marvelous a Bauru.

 

O Muguenkyo Bauru Wadaiko, que abre o show de hoje, existe há 12 anos e, atualmente, conta com 22 integrantes de 6 a 27 anos de idade. O grupo se apresenta com frequência em eventos da colônia japonesa na cidade e em outros municípios.

 

Serviço

 

Os grupos de taikô Japan Marvelous e Muguenkyo Bauru Wadaiko se apresentam hoje, a partir das 20h, no Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves, que fica na avenida Nações Unidas, 8-9. Os ingressos custam R$ 30,00 e podem ser adquiridos até as 12h30 no Clube Cultural Nipo Brasileiro de Bauru, que fica na rua Monsenhor Claro, 9-51, ou no horário do show, no próprio teatro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3223-2845.