Bordados, serragem, materiais recicláveis, retalhos, areia, cal e até uma substância que permite criar cores mais vibrantes. Cada qual a sua maneira, as cidades da região de Bauru darão mais vida às ruas durante o Corpus Christi. Com o intuito de realçar a presença de Cristo, a tradição católica de decorar as ruas surgiu em Portugal, mas já “criou raízes” no Brasil.
Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. Na Igreja Católica, a tradição é celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade e a procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico. Na região, Agudos, Barra Bonita, Botucatu, Ibitinga, Lençóis Paulista, Jaú e Vera Cruz não ficarão de fora da celebração.
Em Ibitinga, conhecida como Capital Nacional do Bordado, a matéria-prima dos enfeites de rua não poderia ser outra. Há 33 anos, o município ornamenta as vias públicas com produtos bordados. Em três décadas, Ibitinga já recebeu quase 1 milhão de visitantes durante o Corpus Christi. Só no feriado do ano passado, 20 mil pessoas e mais de 300 ônibus passaram pela cidade.
Enxovais
Mais de 400 pessoas participam da organização da festa, incluindo funcionários públicos, como guardas municipais, técnicos e imagem, equipe de comunicação, fiscais, motoristas e equipe de limpeza. Inclusive, o Corpus Christi é uma das datas mais importantes para a cidade. Com o tema “Eu vim para servir”, a iniciativa deste ano promete. Nela, serão utilizadas peças de enxovais de cama, mesa e banho. Tudo é custeado pela prefeitura.
O Corpus Christi deste ano terá três missas em Ibitinga, às 8h30, às 10h e 13h, além de uma celebração às 10h30 de hoje. Mais tarde, às 15h, os fiéis sairão em procissão pelas ruas minuciosamente decoradas com bordados e, quando chegarem até a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, haverá a Santa Missa Campal, com a participação de padres das paróquias da cidade.
Outras cidades
Em Agudos, a Paróquia São Paulo Apóstolo celebrará uma missa na Praça Tiradentes hoje, às 16h, seguida de uma procissão pela rua 13 de Maio e bênção final em frente à igreja. Os seis setores da paróquia, pastorais e movimentos se dividiram para enfeitar as ruas. O frei Ademir Sanquetti ressalta a importância da solenidade. “É o nosso maior tesouro. A herança que Jesus nos deixou”, define.
Em Vera Cruz, a Paróquia do Santuário do Santuário do Sagrado Coração de Jesus organiza a celebração há 78 anos. Diversas ruas serão decoradas com serragem colorida, materiais recicláveis, retalhos de tecido, pó xadrez, areia e cal. Com o início dos trabalhos na madrugada de hoje, a expectativa é de que os enfeites estejam prontos por volta das 11h. Já a missa será às 15h e, depois, os fiéis seguirão em procissão pelas ruas coloridas.
Em relação a Botucatu, a Paróquia São Benedito e a Catedral de Sant’Ana se uniram para celebrar a festa na qual se recorda a Eucaristia como presença viva e real de Jesus Cristo. Hoje, às 10h, o arcebispo metropolitano dom Maurício Grotto de Camargo celebrará uma missa na Igreja Matriz da Paróquia São Benedito. Em seguida, os fiéis seguirão em procissão rumo à Catedral Metropolitana, onde ocorrerá a bênção.
Já em Lençóis Paulista, hoje, às 16h, haverá missa seguida de procissão nas cinco paróquias do município. Em Jaú, a celebração do Corpus Christi será no Ginásio de Esportes Doutor Flávio de Mello.
Hoje, a partir das 9h, haverá missa seguida de uma procissão no entorno do ginásio, cujo trajeto estará decorado. No dois anos anteriores, por conta de reformas no local, a celebração ocorreu na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio.
Arte e fé
O que torna o Corpus Christi de Barra Bonita diferente dos demais é uma substância denominada dolomita, que não é utilizada em nenhuma cidade da região, segundo o padre da Igreja de Santo Antônio, Fábio Timóteo. “Na festa, queremos expor, de modo especial, a beleza da unidade entre arte e fé. Nós usamos a dolomita, que nos permite criar cores muito mais vibrantes e um acabamento melhor. É exclusivo de Barra Bonita”, finaliza.