24 de dezembro de 2025
Saúde

Suas unhas dão ótimas pistas sobre sua saúde

Daniela Hueb
| Tempo de leitura: 3 min

Prezado leitor,

Não, elas não foram criadas apenas pra você passar esmalte e desfilar por aí com unhas nas cores da moda. As unhas são constituídas sobretudo por proteína (queratina), cálcio, magnésico, cobre, alumínio, zinco e ferro e servem como proteção e defesa dos tecidos dos dedos. O que muita gente se esquece é de olhar para a ponta dos dedos com mais atenção e carinho, isso porque as unhas dão pistas muito importantes sobre como anda sua saúde. Olha só!

•Saúde forte, unha forte
O ideal é que sua unha aparente um tom claro e rosado, com a parte do crescimento mais esbranquiçada. Aliás, quando você está saudável e vitaminada o crescimento destas chega a ser mais rápido também. Mas, por ser uma espécie de janela do organismo, as unhas podem aparentar características que fogem do “normal” e aí você precisa ficar atenta e marcar médico, caso desconfie que algo não vai bem. Algumas condições que dão sinais na suas unhas são:

•Distrúrbios de tireoide
Hipertireoidismo e hipotireoidismo são frequentemente associados com a perda ou ganho de peso, mas as unhas podem dar pistas desse problema quando se separam do leito ungueal, ou seja, ficam levantadas e não grudadas às pontas dos dedos. Esta elevação pode ocorrer na ponta da unha ou em toda a sua extensão.

•Problemas cardiovasculares
Além da pressão arterial e colesterol alto, as unhas mandam alguns sinais de que o corpo não vai bem, como apresentar linhas de sangue mais finas (chamadas de hemorragias por estilhaço) e deformidades na ponta dos dedos, deixando-os bem mais arredondados que o normal.

•Diabetes
Esta condição de saúde leva ao amarelamento da pele e das unhas, mas é bem mais evidente nas unhas. A mudança de cor é provavelmente causada pela glucose se ligando com as proteínas de colágeno na unha. Mas atenção aí: quem vive com esmalte também apresenta unhas amareladas e, dessa forma, para fazer a diferenciação fique uma semana ou mais sem esmalte. Se o amarelo persistir, já pode procurar um médico.

•Problemas pulmonares
Unhas azuis (ainda mais se combinadas com lábios azuis) podem significar que você tem um problema de saúde relacionado com o oxigênio, como hemoglobina baixa, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquite ou pneumonia.  Além destes, o tom azul também indica algumas doenças cardíacas.
Mas se desespero: é que no frio, em dias de temperatura bem baixa, as unhas também ficam azuladas.

•Infecções
Pele dolorida, vermelha e coceira em torno de suas unhas ou unhas descamando são grandes indícios de que algo não está certo. Assim como em outras partes do corpo, as unhas das mãos e pés são propensas a infecções, causadas por fungos, bactérias e verrugas virais. As infecções das unhas não indicam problemas graves, mas devem ser tratados logo por um médico, para agilizar o tratamento.

•Anemia
Sua unha demora horrores pra crescer e, se cresce um pouquinho, logo quebra? Isso pode indicar alguma deficiência nutricional, como ferro e proteínas. Quem tem anemia sofre com a questão das unhas e do cabelo fraco. Aí o jeito é correr para fazer exames e acertar a alimentação com um nutricionista.

•Se falta vitamina...
A: a unha ganha aspecto de casca de ovo: esbranquiçada e quebradiça.
C: hemorragia embaixo da unha;
B3: ausência de brilho e linhas verticais e esbranquiçadas surgem na superfície.
Zinco: coloração acinzentada, cutícula seca e grossa.

•O melhor a fazer
Se algo foge da normalidade com suas unhas, o primeiro passo é marcar com um médico dermatologista. Ele vai avaliar sua condição, pedir exames ou encaminhar você para o médico da especialidade que necessita, ok? Evite postergar a ida ao médico, a condição vai só piorando.

Cuidados de sempre

Se suas unhas estão saudáveis, lembre-se de:

1. Não roê-las. Isso só enfraquece e ainda pode fazer você levar à boca alguma bactéria, já que nem sempre quem roe unha faz isso depois de higienizá-las.

2. Use cremes próprios para as mãos. Unhas também pedem hidratação.

3. Se usa esmaltes, deixe as unhas respirarem sem esmalte por dois dias a cada dez.

4. Não retire totalmente a cutícula. Ela protege as unhas.

5. Tenha seu próprio kit de manicure, com lixa, alicate e cia

Um grande abraço e até o próximo domingo,

Daniela Hueb
Médica, CRM-SP 96.027

Envie suas dúvidas para e-mail: danielahueb@jcnet.com.br