| Malavolta Jr. |
| Ação homenageará militantes da causa na cidade, diz Gilson Bernardo da Paixão, da ACTABB |
Peça fundamental na história do desenvolvimento de Bauru, a Estação Ferroviária da Noroeste do Brasil receberá na próxima sexta-feira (20), das 16h às 22h, um evento cultural alusivo ao Dia da Consciência Negra - em Bauru a data é considerada ponto facultativo.
Promovido pela Associação Cultural de Tradição Afro-brasileira de Bauru (ACTABB), o 1.º Consciência Negra reunirá na plataforma do prédio atividades e shows gratuitos que exaltam a cultura afro e popular brasileiras.
O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura de Bauru, Oficina Cultural, Casa do Hip Hop, Sunshine Agência de Modelos, Encrespa Bauru Kids, Viviane Francisco Cabeleireiros e ONG Wise Madness. A ação também tem apoio do Jornal da Cidade, 96FM, Rádio Unesp FM, Rádio Câmara e Rádio Rede ABR Boston, que ao longo de sua programação enviará informações das atividades realizadas aqui para Boston, cidade mais populosa do estado norte-americano de Massachusetts.
“A ideia é oferecer um ponto de informação sobre a cultura afro para nossa comunidade em uma data tão especial. E levar ao conhecimento de todos a nossa luta contra o preconceito e racismo”, comenta Gilson Bernardo da Paixão, diretor jurídico da ACTABB.
Ao falar sobre o histórico de luta que envolve a data, Gilson se lembra de um caso recente de pichação de frases racistas no banheiro de uma universidade pública de Bauru. “Ainda temos muito a avançar na questão da educação, informação e cidadania”, completa.
Homenagem
É pensando nisso, que a entidade realizará neste seu primeiro ano de atuação e evento uma homenagem a militantes da causa na cidade. Oito pessoas serão homenageadas com uma placa, entregue pela diretoria da ACTABB, como forma de estímulo.
A solenidade ocorrerá por volta das 20h, após a apresentação de um show de samba rock, que relembrará os tempos de “Clube Icaraí” em Bauru – um estabelecimento que funcionava no Bela Vista e reunia a comunidade negra da cidade.
Programação
O evento será iniciado com a apresentação da banda Kananga do Alemão, por volta das 16h. Posteriormente, entrará em cena o DJ Pepa, que tocará sucessos sambalanço das décadas de 70 e 80, como Jorge Ben e Tim Maia, por exemplo.
Por volta das 18h, Nelson Itaberá comandará o som no local, com um show cultural que resgata a música regionalista, passeia pelo MPB e o samba, com canções que versam sobre os conflitos da vida humana e sobre a natureza.
Às 19h está previsto um desfile com crianças, realizado pelo Encrespa Bauru.
Na sequência haverá apresentação de Tobias Terceiro, com show de dança, e depois, sobe à pista o DJ Ding, que traz o melhor do sambarock. Por volta das 21h, está prevista apresentação dos integrantes da Casa do Hip Hop.
Ao longo do evento também haverá apresentação de pirofagia e streedance da ONG Wise Madness. O grupo da Esquadra da Indepa realizará demonstração de percussões rítmicas afro no local. Algumas atrações ocorrerão, simultaneamente, dentro e fora do prédio da Estação.
Além disso, o público também poderá interagir e apreciar a Maria-Fumaça no local. Sorteios promovidos por profissionais da estética e beleza afro também ocorrerão durante o 1.º Consciência Negra. A cabeleireira Viviane Francisca fará demonstrações como forma de exaltar e valorizar a beleza e estética afros.
Conselho Municipal da Comunidade Negra está com inscrições abertas
Continuam abertas as inscrições para os interessados em candidatar-se a uma cadeira no Conselho Municipal da Comunidade Negra (CMCNB). As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de novembro, próxima quinta-feira, das 9h às 17h, na Casa dos Conselhos Municipais, na rua Manoel Bento da Cruz, 7-60.
Ao todo, 30 representantes da sociedade civil (15 titulares e 15 suplentes) serão escolhidos através de uma Assembleia Geral, que será realizada no dia 24 de novembro, às 19h, também na Casa dos Conselhos.
A plenária terá a participação de conselheiros em primeiro mandato, ex-conselheiros do CMCNB e pessoas ligadas a entidades, organizações ou movimentos interessados em defender os direitos humanos, combater o racismo e a discriminação. Votam nos candidatos todos os presentes na reunião.
Os representantes vão atuar na gestão do conselho para o biênio 2016/2018. De acordo com o regimento interno, “na nomeação dos membros deverão ser consideradas pessoas de comprovada atuação no combate à discriminação racial e à inserção social da comunidade negra”.
Inserção social
Com a finalidade de promover estudos relacionados à condição da comunidade negra e propor medidas que visem à defesa dos direitos e eliminação das discriminações, o conselho também propõe diretrizes e atividades na administração pública que visem à plena inserção social do povo negro.
“O Conselho trabalha junto com o poder público a fim de conseguir essas melhorias, somos a ponte entre a sociedade e a administração pública”. Esse é o entendimento da Maria José Oliveira dos Santos, atual presidente do Conselho da Comunidade Negra.
Para ela, a existência do espaço contribui para a luta pela igualdade racial e a colocação plena da comunidade negra na sociedade. “Nós atendemos, ouvimos, orientamos, encaminhamos, estudamos os problemas. Também propomos atividades e ações, para que garantam o respeito e inserção social”, listou a presidente. Dentre elas, a Semana Municipal da Consciência Negra, de 16 a 29 de novembro.
Na atual gestão, fazem parte do conselho institutos, associações, sindicatos e entidades ligadas à comunidade negra. Também compõem o grupo membros das secretarias municipais da Cultura, Saúde, Educação, Bem-Estar Social e do gabinete do prefeito.
A Secretaria de Cultura está à disposição para quaisquer esclarecimentos por meio dos telefones 3235-1088 e 3232-4343 e e-mails: cultura@bauru.sp.gov.br e susanagodoy@bauru.sp.gov.br.