| Fotos: João Rosan |
| Maria Elisa leva as mãos à cabeça e sorri ao lado de Denise Marinho (com os lenços): motivação |
| Rosângela Cruz (ao lado do marido, Argemiro) ganha lenços de Roberta Paula e Alaíse Santos |
Cor, alegria e moda não costumam vir à mente quando o assunto é câncer, principalmente para as mulheres que veem o visual mudar da noite para o dia com a queda de cabelos provocada pelo tratamento oncológico. Uma das alternativas para melhorar a autoestima é adotar lenços como acessórios nessa desafiadora fase. Este é propósito do projeto solidário “Lenço Amigo”, lançado nessa terça-feira (23) pelo grupo bauruense Amigas do Peito no Hospital Estadual de Bauru (HEB).
Para muitos, o lenço representa mais uma peça de vestuário. Para a aposentada Maria Elisa Maurilio Milagre de Oliveira, entretanto, é sinônimo de esperança. “Atos como esse nos dão motivo para viver”, disse, emocionada.
Com 68 anos de idade, Maria Elisa descobriu o câncer de mama há oito meses e, desde então, trava luta contra a doença, sem, contudo, perder a fé e esperança. Nessa terça, eram só sorrisos ao experimentar seu lenço novo, enquanto era submetida a seção de quimioterapia no ambulatório do HEB.
“Foi um susto quando recebi o diagnóstico. A primeira coisa que me veio à cabeça foi: ‘vou morrer’. Mas já venci esse medo e não quero ter a doença”, disse, esbanjando alegria quando recebeu o adereço do grupo Amigas do Peito. Ela confessou ser vaidosa e elogiou a ação. “É um trabalho que serve de motivação para enfrentar o câncer. Atitude nobre”, destacou.
Projeto
Idealizadora do projeto, Denise Marinho, 42 anos, venceu dois câncer de mama e, com base na sua experiência, sentiu necessidade de levar esperança a quem luta contra a doença. “São atos pequenos, mas que fazem a diferença. Quando eu fiz o tratamento, senti falta de respaldo como o que estamos oferecendo”, contou.
“O lenço simboliza a beleza e autoestima. Procuramos, ainda, levar uma palavra de paz e de bem-estar a essas mulheres”, explica Denise, destacando que os lenços doados são higienizados e embalados antes da entrega.
Na abertura oficial da campanha, nesta terça, o grupo Amigas do Peito entregou 50 adereços a pacientes do Hospital Estadual. Desde que o projeto passou a ser divulgado em palestras e eventos, o grupo conseguiu arrecadar 200 lenços. “A campanha continua e iremos distribuir também para outras unidades de saúde. Mulher é vaidosa, gosta de variar as peças e lenço é caro. As doações da população são sempre bem-vindas”, frisa Denise.
Serviço
Quem se interessar em doar lenços para a campanha é só entrar em contato com Denise pelo telefone (14) 9 9698-8659. Fanpage do projeto no Facebook traz mais informações: digite https://www.facebook.com/Projeto-Solid%C3%A1rio-Len%C3%A7o-Amigo-das-Amigas-do-Peito-1580102095609211/
‘É muito bacana’
A distribuição de lenços pelo grupo Amigas do Peito quebrou a rotina desgastante e dolorida das 21 mulheres que faziam tratamento oncológico no ambulatório de quimioterapia do Hospital Estadual, nessa terça-feira (23). A cor e alegria predominaram no ambiente.
“Muito bacana. É um trabalho que traz força para nós”, disse Rosangela Aparecida Alves Lemes da Cruz, 48 anos. Aposentada, Rosângela descobriu o câncer de mama há um ano e está na segunda fase de quimioterapia. Ao JC, ela informou que usa peruca para disfarçar a queda de cabelos e também elogiou o projeto.
“É amparador sentir esse carinho e atenção. A gente lembra da doença cada vez que se olha no espelho e o lenço, de fato, serve para amenizar essa questão de vaidade”, diz.
Nos braços da Bailarina
A Bailarina (espécie de um boneco), símbolo do grupo bauruense Amigas do Peito, irá “percorrer” shoppings e universidades de Bauru, servindo de ponto de arrecadação de lenços para o projeto “Lenço Amigo”. “A pessoa pode deixar as doações nos braços da Bailarina”, destaca a idealizadora, Denise Marinho.
Ela informa que, durante caminhada que será realizada pelo grupo no dia 13 de março, em Bauru, haverá estande montado para arrecadação e distribuição de lenços. “Quem levar um lenço receberá cupom para concorrer a sorteio de bicicletas”, adianta.
Outra iniciativa legal
Voluntários da “Eu me amo - quimioterapia e batom” entrarão, mais uma vez, em ação no Hospital Estadual de Bauru. A partir das 9h30 de hoje, a paciente e maquiadora voluntária Cice Dalla Rú ficará à disposição das pacientes que quiserem se maquiar para levantar o astral. Com ela, estarão mais duas maquiadoras e um voluntário com voz e violão. Além disso, o grupo fará doações de lenços e de produtos de maquiagem. A ação é acompanhada pela área de Psicologia do HEB.
| Divulgação |
| Cice Dalla Rú estará presente |