Gleicy Cardoso/Divulgação |
![]() |
Halo é um fenômeno imprevisível, diz professor |
Um fenômeno ótico formou um anel com as cores do arco-íris ao redor do sol por volta das 10h desta quarta-feira (9), em Bauru. A telefonista Gleicy Cardoso, 32 anos, entrou em contato com o Jornal da Cidade para contar que foi surpreendida pelo fenômeno chamado de Halo Solar enquanto descansava em seu local de trabalho.
“Só consegui ver o arco-íris certinho de dentro da loja porque tinha um vidro fumê, mas, quando saí para ver, já foi mais difícil”, explica Gleicy.
O professor e astrônomo da Unesp, Rodolfo Langhi, explicou que o fenômeno não tem data específica para acontecer. “É um acontecimento totalmente imprevisível. Só conseguimos saber que está acontecendo quando, ocasionalmente, olhamos para o céu ou previamente quando a temperatura na atmosfera está abaixo de zero, onde forma os cristais de gelo”, diz.
O Halo Solar acontece por conta dos cristais de gelo que ficam em suspensão na atmosfera. Ainda segundo o astrônomo, as nuvens são formadas por gotículas de água e, dependendo da altitude, a temperatura fica abaixo de zero e forma as gotas de gelo, o que, consequentemente, proporciona uma figura diferente no céu.
“A luz branca do sol atravessa os cristais de gelo e ocasiona o arco-íris. Só acontece tal fenômeno por causa destes cristais que são comuns em nuvens mais finas e transparentes”, pontua.