24 de dezembro de 2025
Regional

Prefeitura de Iacanga corta ônibus da Etec de Cabrália

Lilian Grasiela
| Tempo de leitura: 2 min

Jovens de Iacanga (50 quilômetros de Bauru) que estudam na Escola Técnica (Etec) de Cabrália Paulista terão de buscar uma alternativa a partir de hoje para retornar para casa. Alegando questões econômicas, a prefeitura suspendeu o transporte de volta à cidade e manteve apenas o ônibus que leva os alunos toda segunda-feira para Cabrália.

A mãe de uma estudante de 17 anos entrou em contato com o JC para reclamar da situação que, segundo ela, irá prejudicar 17 alunos de Iacanga que estudam em Cabrália Paulista. De acordo com a professora Luzia Calme Pinheiro Correa, a filha dela faz o curso de técnico agrícola de dia e, à noite, de agroindústria.

Até o semestre passado, a prefeitura disponibilizava ônibus para levar os estudantes na segunda-feira de manhã e buscar na sexta-feira à noite. Durante a semana, eles dormem na Etec. A partir de hoje, a professora revela que o transporte de volta está suspenso por ordem da administração, que alega falta de recursos.

“Minha filha está no último ano e a prefeitura sempre ofereceu o transporte”, conta. “Neste segundo semestre, a prefeitura deu o ônibus para levar, mas não vai buscar. Minha filha sai da aula 23h e não tem mais ônibus de linha para ela vir”. A mãe da adolescente conta que está preocupada e não sabe o que fazer.

O último horário do ônibus de linha para Bauru é às 17h15. Depois, eles têm de seguir em outro ônibus até Iacanga. “Essas crianças vão ter que pousar lá e vir no sábado”, diz. “Mas fica complicado porque eles vão chegar aqui e perder o final de semana. A gente já fica a semana inteira sem os filhos. E agora, mais um dia”.

‘Ajustes’

O prefeito Chico do Bordado (PSDB) confirma a suspensão do transporte de Cabrália até Iacanga. Ele explica que, apesar de não ter qualquer obrigação, o município já disponibiliza seis ônibus à tarde e três ônibus de manhã para levar estudantes universitários até Bauru.

“Com as dificuldades e a queda de arrecadação que estamos tendo, eu tenho a responsabilidade de fazer esses ajustes, esses cortes. Eu estou pedindo o apoio da população para que todos entendam, cedam um pouco e façam alguma coisa também e não deixem só para o município”, diz.

Segundo o prefeito, foi dada aos alunos a opção de escolher entre a continuidade da viagem de ida ou de volta. “Eu não desamparei eles. Estou disponibilizando um ônibus de madrugada para levar eles até Cabrália de segunda-feira”, diz. “Mas não temos veículo disponível na sexta”.