20 de dezembro de 2025
Regional

Festival Literário movimenta a cidade de Jaú


| Tempo de leitura: 3 min

Divulgação
Saraus da Hilda serão realizados neste sábado, por volta das 10h, no Mercado Municipal de Jaú
Neide Carlos/JC Imagens
O escritor Ignácio de Loyola Brandão estará segunda-feira na sede de campo do Jaú Clube
Malavolta Jr./JC Imagens
Escritor Lucius de Mello participa de bate-papo no dia 17 e sessão de autógrafos

A Secretaria de Cultura e Turismo retoma neste mês a programação cultural da cidade, agora com o 5º Festival Literário de Jaú (Festival Hilda Hist). Evento vai até 30 de setembro com lançamento de livros, saraus, debates e feira de livros. Também faz parte das atrações o Concurso Literário Hilda Hilst, cujas inscrições estão abertas na Secretaria de Cultura. O festival homenageia a escritora  nascida no município.

Um dos maiores nomes da literatura brasileira, Ignácio de Loyola Brandão, vai participar da diversificada programação em vários pontos da cidade. Os escritores Lucius de Melo, Plínio Camillo e Jorge Ialanji Filholini também estão com presenças confirmadas.

O Festival pretende valorizar a literatura contemporânea e estimular a leitura e a criação literária na região. Haverá saraus literários, contações de histórias, debate entre autores de Jaú e São Carlos sobre o mercado editorial no interior, feira de livros, apresentações teatrais, musicais e concurso de crônicas, contos e poesias.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Jaú, André Galvão de França, o festival chega ao seu quinto ano buscando consolidar um eixo que possibilite ações de fomento, criação, discussão e organização do incentivo à leitura na cidade. “Pretendemos dar visibilidade à produção literária local e propiciar o estímulo à criação com a presença de autores já consagrados e de estreantes.”

O festival foi resgatado em 2015 e se solidifica no calendário municipal de eventos.  A exemplo da edição anterior, o festival tem parceria com a Secretaria de Educação, que realiza a Feira do Livro entre os dias 12 e 14 de setembro. A feira será realizada no Aero Clube e envolve a produção dos alunos da rede municipal de ensino. Crianças e pais participam e conhecem projetos da Secretaria de Educação na área. O foco é incentivar os cidadãos a escrever, a desenvolver a criatividade e a expor suas ideias.

Nesse sábado (10), as atividades prosseguem pela manhã, a partir das 10h, com Saraus da Hilda, no Mercado Municipal. Às 14h, no Museu Municipal, haverá o workshop de contos curtos Palavras em Construção, com o autor Plínio Camillo, de São Paulo, que lançou recentemente seu terceiro livro, Outras Vozes – contos sobre o negro escravizado no Brasil (11 Editora).

Um Sarau no Museu Municipal no domingo, às 14h, reúne Paulo Pin, Joz Zugliani, poetas, escritores, oficinas e peças teatrais. O escritor Ignácio de Loyola Brandão fará sua participação no 5º Hilda no dia 12, às 19h, na sede de campo do Jahu Clube, com palestra e noite de autógrafos de seu livro Os olhos cegos dos cavalos loucos (editora Moderna). O romancista foi o vencedor, em 2016, do prêmio Machado de Assis, outorgado pela Academia Brasileira de Letras a um escritor pelo conjunto da obra.

No dia 17, às 20h, o escritor Lucius de Mello participa, na sede social do Jaú Clube, de bate-papo e sessão de autógrafos de seu livro Eny e o Grande Bordel Brasileiro, reeditado e relançado no ano passado pela editora Planeta.