| Fotos: Malavolta Jr. |
| Professora Luciane Fernandes desenvolveu projeto que resultou em “Trovas”; Luisa Costa, Maria Eduarda Rocha, Diego Takarabe e Matheus Damasceno estão entre os 120 alunos que produziram o livro |
O que poderia ser apenas uma atividade da aula de história se tornou um projeto que envolveu 120 alunos do 7º ano da Escola Estadual Professor Antônio Guedes de Azevedo, do Jardim Pagani, e resultou no livro “Trovas – Linguagem da Alma” lançado neste sábado (19), a partir das 8h, no próprio colégio.
Nas salas de aula, o tema era a Idade Média: suas características econômicas, políticas, sociais e culturais, incluindo o movimento literário trovadorismo. “Aí veio a ideia... Por que não nos debruçarmos sobre um gênero textual que em quatro versos, com rimas e métricas, nos falam à alma?”, conta Luciane Fernandes, a professora de história que desenvolveu o projeto.
Para isso, foi preciso envolver os estudantes, na faixa dos 12 anos, e dar significado ao que estavam produzindo. O amor foi a temática escolhida para os versos e desenhos. “Chamou minha atenção eles terem relatado diversos tipos de amor: entre irmãos, namorados e amigos, de pai e mãe”.
APRENDER PARA CRIAR
Após a contextualização histórica, os estudantes tiveram uma palestra com a trovadora Eulinda Barreto Fernandes, membro da União Brasileira de Trovadores e mãe da professora.
“Os alunos mostraram grande interesse. Trocamos informações, tiramos as dúvidas pela internet e só parávamos quando as trovas estavam prontas. O contato com os alunos me fez sentir uma semeadora de sonhos”, disse a trovadora.
E eles não só aprenderam direitinho, como também acessaram mais livros e poemas. “Todos construíram lindas ilustrações e trovas, tiveram o cuidado em seguir a métrica, as regras. O contato com o mundo da leitura ameniza dificuldades, diminui abismos. Para mim, o projeto significa desafio, conquista e satisfação”, destaca Luciane.
LEGADO
No lançamento do livro, Diego Toshio Rodrigues Takarabe, 12 anos, irá fazer um discurso representando os alunos. “Acredito que esse projeto seja um estímulo e deixe um legado. Podem achar que é arcaico, mas além de expressar sentimentos e contribuir com a educação e a leitura, as trovas nos cativaram. Em um período de tantas tragédias como a Idade Média, elas levavam alegria”, antecipa à reportagem.
Para Luísa Alves Costa, 12 anos, o trabalho em equipe é mais um ponto positivo da iniciativa. “A gente se ajudou, emprestando as trovas para o amigo se inspirar e passando pelo Facebook para dona Eulinda corrigir para quem não tem acesso”, lembra a aluna. “Aprendemos mais sobre literatura, rimas e história dos trovadores”.
Já Matheus Eduardo Pereira Damasceno, 12 anos, vê o projeto como uma lição de vida. “No começo não sabia como criar uma trova e, agora, ver o livro pronto dá a noção de que a gente é capaz. Foi uma superação”.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Trovas – Linguagem da Alma”: neste sábado (19), a partir das 8h, na Escola Estadual Antônio Guedes de Azevedo (rua Flávio de Toledo Campos, Novo Jardim Pagani). Informações: (14) 3239-2930. O livro não tem fins lucrativos e será vendido a preço de custo por R$ 15,00.