Há muitas legislaturas Bauru não tem representante na Câmara Federal, e com isto verbas federais pouco são endereçadas à cidade. Nossos políticos, em todas as eleições, se dividem de acordo com o interesse de suas legendas partidárias. Com isto, e já sabidamente, nenhum deles se elege. Este ciclo vicioso já vem há mais de três décadas.
Na época de Franciscato-Dabus, a cidade era bem representada e isto não acontecia. Continuou na época Tidei-Purini, em menor escala. Hoje, temos no Legislativo estadual dois representantes, sendo que Celso Nascimento se elegeu mais pelos votos de sua igreja em todo Estado.
Neste início do ano, as chuvas trouxeram para a cidade calamidade e grandes prejuízos. O prefeito Gazzetta esteve em São Paulo, buscando verba. Até aí, tudo certo. Mas nenhum dos deputados o acompanhou, embora a imprensa tenha divulgado que o deputado Pedro Tobias agendou as reuniões. Mas isto é pouco comparado com o prestígio do deputado.
Devido à gravidade da situação e necessidade de dar de uma vez por todas uma solução definitiva - e infelizmente - cara para o problema, seria necessário que os dois deputados se mobilizassem, agendassem diretamente com o governador e discutissem a solução do problema de uma vez. A aparência - que, espero, não seja verdadeira - é de que o deputado Tobias cuida do PSDB, de quem é presidente estadual, e Celso Nascimento cuida da igreja, de quem é líder nacional.
E da, cidade quem cuida? Quem a representa? Não vale a desculpa da falta de tempo, até porque a prioridade deveria ser representar a cidade. E também não vale a de que não foram chamados ou avisados, porque o Brasil todo já viu na mídia, as fotos e vídeos do que ocorreu na cidade e o prefeito Gazzetta tem declarado que solicitou a ajuda.