Uma das principais “artérias” do sistema viários de Bauru, a Nações Unidas é também palco de uma realidade preocupante. Dos cinco cruzamentos mais perigosos do trânsito de Bauru, quatro envolvem a Nações, segundo um ranking elaborado neste ano pelo Grupo de Ações para a Redução de Acidentes de Trânsito (Garat) da Emdurb.
São cruzamentos que concentram a maioria dos acidentes, inclusive os graves, registrados diariamente no município. O primeiro e com mais alto índice de colisões é o da Nações com a avenida Nuno de Assis.
O ranking também considera o cruzamento da Nações com a avenida Rodrigues Alves, com a rua Ezequiel Ramos e o da confluência com as avenidas Nações Norte e Moussa Tobias como os mais problemáticos (veja no mapa).
Não foram informados os números de acidentes nesses cruzamentos específicos, porém, o balanço totaliza as ocorrências de 2015, 2016 e 2017 pela cidade (veja mais no quadro ao lado).
O estudo deve servir como norteador das ações da Emdurb neste ano para melhorar a segurança no trânsito.
O QUE FAZER
A redução de atropelamentos na Nações, principalmente na altura do Parque Vitória Régia, é um dos focos da Emdurb. "Há uma discussão para implantação de um novo radar ali, mas, por enquanto, o que faremos é melhorar a sinalização e ampliar as faixas de pedestre", comenta o gerente de trânsito da empresa Nelson Augusto Neto.
A Nações Unidas possui extensão de 7,2 quilômetros e é considerada a principal via de deslocamento da cidade e também a de maior fluxo, justamente por proporcionar a transposição de veículos para alguns dos principais bairros de Bauru.
"Ela recebe um alto fluxo de veículos diretamente das rodovias", ressalta Nelson. E, por consequência, concentra os acidentes mais graves. "Geralmente, são colisões diagonais, ocorridas nos vários acessos que ela possui", acrescenta o gerente da Emdurb.
DESRESPEITO
O desrespeito ao limite de velocidade, que varia de 60 a 50 quilômetros, esse último no trecho em que há radares, é apontado como uma das principais causas dos acidentes.
Outro problema, segundo o 1.º tenente José Sérgio de Souza, comandante do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar (PM), é a distração dos motoristas e o não respeito à sinalização de trânsito. "É comum flagrar uma imprudência, principalmente relacionada ao uso de celular", diz o policial.
FISCALIZAÇÕES
A PM diz que tem se esforçado para fazer sua parte. A chamada Operações Visibilidade ocorre, segundo o tenente, em pelo menos dois trechos da Nações, no cruzamento com a Nuno de Assis e com a Rodrigues Alves, como forma de fiscalização.
"Algumas viaturas são empenhadas por lá nos horários de pico, das 7h às 9h, das 11h30 às 13h e das 17h às 19h, para evitar abusos e consequentemente os acidentes", comenta o PM. "Mas, por causa da demanda no policiamento, tem dias que isso não é possível", revela.
Na Ezequiel Ramos, por exemplo, onde a Emdurb instalou semáforo recentemente, não há previsão de outras ações para conter acidentes. Já em relação à avenida Moussa Tobias, a PM informou ter a intenção de ampliar a fiscalização no local.
"Os radares instalados ao longo da Nações têm ajudado a inibir as colisões. Antes, o número era bem maior", fecha questão o tenente.
O grupo
O Garat é um grupo formado por representantes de entidades relacionadas ao trânsito, que reúnem-se periodicamente para conversas e discussões com o objetivo de prevenir acidentes e demais ocorrências no município. No último encontro, realizado no final do mês passado, participaram Emdurb, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Obras.
Você sabia?
Marco da história do desenvolvimento de Bauru, a avenida Nações Unidas foi construída em etapas, a partir da década de 50. Em 1956, o então prefeito Nicola Avalone Junior, com a proposta de ligação entre o Centro e a Vila Cardia, iniciou a construção da avenida, no trecho entre a linha férrea e a avenida Rodrigues Alves.
Na gestão do prefeito Alcides Franciscato, em 1969, a via recebeu ampliação até a proximidade com a rodovia Marechal Rondon. Na sequência, Osvaldo Sbeghen, em 1977, concluiu as obras da avenida até o trevo da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, a Bauru-Jaú. O trecho entre as quadras 1 e 50 da Nações é considerado corredor de serviço e comércio.
| Fotos: Alex Mita |
| Nelson Augusto Neto, da Emdurb, explica que trecho na altura do Vitória é um dos focos |
| Tenente José Sérgio de Souza afirma que as fiscalizações ocorrem com frequência na via |