| Fotos: Divulgação |
| Equipe faz gravações na chamada escola Pré-egresso |
| Imagens na fachada da Penitenciária Feminina de Pirajuí |
Reeducandas da Penitenciária Feminina de Pirajuí participaram de filmagens de um documentário europeu sobre concurso de beleza para mulheres privadas de liberdade. Srdjan, ou Sérgio - como ele mesmo se apresentou -, é Bósnio e está no Brasil para registrar todo processo de seleção, treinamento e organização de concursos de beleza em presídios femininos do Estado de São Paulo.
O documentário, que terá estreia em 2018, será exibido na Europa e mostrará as ações de ressocialização, como estudo e trabalho, de uma penitenciária feminina no Brasil.
As filmagens ocorreram no presídio feminino de Pirajuí e também ocorrerão na unidade do Butantã, onde estão reclusas mulheres de outras nacionalidades.
O objetivo é mostrar ao espectador as atividades de reintegração social promovidas pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que serve de modelo para o resto do país. "Esse tipo de atividade, como o concurso de beleza, não existe na Bósnia e em nenhum outro país da Europa que eu conheça", relatou o diretor, em inglês.
Além de Srdjan, três profissionais participaram das gravações: produtora, técnica de vídeo e técnica de som - todas brasileiras. Para Graziella Costa, diretora da Penitenciária, o documentário é uma oportunidade para mostrar o trabalho que a SAP realiza nas unidades prisionais, em especial, nas unidades femininas. "Estamos muito felizes de receber o Srdjan e sua equipe. As reeducandas também gostaram muito de participar das filmagens. A equipe irá retornar em setembro para gravar o concurso e até lá manteremos contato", contou a diretora da unidade.
O concurso Miss Primavera e Miss Plus Size Primavera ocorreu em outubro de 2016. Foi o primeiro concurso em uma penitenciária feminina da região que promoveu a categoria "plus size" - nome dado para mulheres que usam roupas acima do padrão convencional. O objetivo do concurso é resgatar a autoestima das presas que muitas vezes deixam de lado os cuidados com a beleza por estarem em cárcere.