20 de dezembro de 2025
Regional

Detentas de presídio participam de documentário internacional


| Tempo de leitura: 2 min

 

Fotos: Divulgação
Equipe faz gravações na chamada escola Pré-egresso 
Imagens na fachada da Penitenciária Feminina de Pirajuí

Reeducandas da Penitenciária Feminina de Pirajuí participaram de filmagens de um documentário europeu sobre concurso de beleza para mulheres privadas de liberdade. Srdjan, ou Sérgio - como ele mesmo se apresentou -, é Bósnio e está no Brasil para registrar todo processo de seleção, treinamento e organização de concursos de beleza em presídios femininos do Estado de São Paulo. 

O documentário, que terá estreia em 2018, será exibido na Europa e mostrará as ações de ressocialização, como estudo e trabalho, de uma penitenciária feminina no Brasil.

As filmagens ocorreram no presídio feminino de Pirajuí e também ocorrerão na unidade do Butantã, onde estão reclusas mulheres de outras nacionalidades.

O objetivo é mostrar ao espectador as atividades de reintegração social promovidas pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que serve de modelo para o resto do país. "Esse tipo de atividade, como o concurso de beleza, não existe na Bósnia e em nenhum outro país da Europa que eu conheça", relatou o diretor, em inglês.

Além de Srdjan, três profissionais participaram das gravações: produtora, técnica de vídeo e técnica de som - todas brasileiras. Para Graziella Costa, diretora da Penitenciária, o documentário é uma oportunidade para mostrar o trabalho que a SAP realiza nas unidades prisionais, em especial, nas unidades femininas. "Estamos muito felizes de receber o Srdjan e sua equipe. As reeducandas também gostaram muito de participar das filmagens. A equipe irá retornar em setembro para gravar o concurso e até lá manteremos contato", contou a diretora da unidade.

O concurso Miss Primavera e Miss Plus Size Primavera ocorreu em outubro de 2016. Foi o primeiro concurso em uma penitenciária feminina da região que promoveu a categoria "plus size" - nome dado para mulheres que usam roupas acima do padrão convencional. O objetivo do concurso é resgatar a autoestima das presas que muitas vezes deixam de lado os cuidados com a beleza por estarem em cárcere.