15 de dezembro de 2025
Leonardo de Brito

Em Confiança

Leonardo de Brito
| Tempo de leitura: 5 min

O São Paulo reencontrou o caminho da vitória após três partidas sem vencer no Campeonato Brasileiro. No sufoco, principalmente nos 10 minutos finais mas com justiça, o Tricolor bateu o Vitória. Não foi uma exibição de gala mas houve muita entrega e aplicação tática. Apesar do resultado positivo em Salvador, o time de Dorival Júnior continua na zona de rebaixamento, porque a Chapecoense venceu o Grêmio em Porto Alegre. O São Paulo tem agora 27 pontos, um a mais que o rubro-negro baiano e a mesma soma do Coritiba. Já o vitória, vinha de duas vitórias e um empate e caiu para o penúltimo lugar. Outro grande paulista também venceu ontem. Após quatro jogos seguidos sem vitória (três derrotas no Brasileirão e um empate na Copa Sul-Americana), o Corinthians se reabilitou em cima do Vasco, contando com uma ajudinha da arbitragem. O gol solitário do jogo no Itaquerão foi marcado de forma irregular por Jô. O decisivo atacante usou o braço para mandar a bola para a rede. Com a suada vitória o líder Timão volta a abrir boa vantagem para o vice-líder Grêmio, de 10 pontos. O Alvinegro tem 53 pontos contra 43 do Tricolor gaúcho. Domingo tem São Paulo x Corinthians às 11h no Morumbi.

VERDÃO, HOJE

Fechando a 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrenta o Coritiba esta noite. O Verdão vem de empate com o Atlético-MG e pode reassumir a quarta colocação se vencer o jogo transferido para o Pacaembu, porque o Allianz Parque está reservado para um show musical e troca de gramado. Cuca escala o que tem de melhor porque ainda acredita no título. Segundo o treinador, os próximos seis jogos serão decisivos para o Palmeiras. O Coritiba, por sua vez, considera que o duelo de hoje é a chance de sua equipe se recuperar, já que não vence há quatro partidas e é o primeiro fora da zona de rebaixamento.

NORMAL

O Santos perdeu uma série de 17 jogos sem derrota mas isso é normal porque não existe time invencível e um dia a invencibilidade seria quebrada. O algoz não foi um adversário qualquer e sim o Botafogo, que jogou em casa e mereceu vencer. Os dois times não tiveram a força máxima. O Peixe atuou com reservas, contando só com um titular, Vanderlei. Já o Fogão poupou apenas três titulares. Ou dois. Jefferson foi escalado mas não podemos garantir se o goleiro principal é ele ou Gatito Fernandéz.

RARIDADE

O Noroeste teve um fim de semana vitorioso, o que não deixa de ser uma raridade. Os profissionais venceram ontem e os garotos na véspera. O Norusca despediu-se da Copa Paulista vencendo o Mirassol no campo do adversário e ficou em 4º lugar com os mesmos 15 pontos do Linense. Só que o Elefante avançou por ter uma vitória a mais. O time sub-20 arrasou a Matonense por 7 a 0 e está virtualmente classificado. O sub-11, melhor equipe do Estadual da categoria, sagrou-se campeão da Copa Big Boys.

DEU RUIM

A Ponte Preta pisou feio na bola ao perder para o lanterna Atlético-GO em pleno Moisés Lucarelli e ficar em situação delicada na tabela do Brasileirão. E como não poderia deixar de ser, o técnico Gílson Kleina foi demitido. Aliás, foi a gota d'água, já que torcedores e conselheiros da Macaca vinham pegando ar com o comandante, em virtude dos seguidos resultados ruins da equipe.

AMADORZÃO

Não é só a violência. O futebol amador de Bauru tem pouca estrutura. O Santa Cândida venceu o Vila Nova debaixo de calor terrível, no Estádio Municipal, jogo que começou por volta das 11h. E os atletas sofreram com o péssimo gramado. Já que a Copa Semel não seguiu ontem, bem que a partida poderia ser em outro campo. E como tudo é complicado, o líder Independência perdeu para o modesto Turini.

ACESSO

Pela fase decisiva da Série C, Fortaleza e Sampaio Corrêa deram grande passo rumo ao acesso. Diante de 41 mil torcedores no Castelão, o Fortaleza bateu o Tupi-MG, e na volta, em Juiz de Fora, pode perder por diferença de um gol. O Sampaio venceu o Volta Redonda fora de casa e só precisa empatar no Maranhão.

PERFEITO

O Paris Saint-Germain segue perfeito no Campeonato Francês. São seis jogos e seis vitórias do time de Neymar, que ontem não fez gol na vitória sobre o Lyon no Parque dos Príncipes. Os dois gols foram contra, dos zagueiros Marcelo e Morel. O PSG tem 100% de aproveitamento, melhor ataque e defesa.

MEMÓRIA

Brasileirão de 2011: Palmeiras 0 x 2 Coritiba, na Arena Barueri, gols de Davi e Leonardo. Árbitro: Alício Pena Júnior. Público: 8 mil. Cartão vermelho: João Vítor. Palmeiras: Deola; Cicinho, Thiago Heleno, Henrique e Rivaldo (Maikon Leite); Chico, João Vítor, Marcos Assunção e Tinga (Fernando); Ricardo Bueno (Márcio Araújo) e Luan. Técnico: Felipão. Coritiba: Vanderlei; Jonas, Jéci, Emerson e Eltinho; Willian, Léo Gago, Davi (Everton Ribeiro) e Costa; Marcos Aurélio (Leandro Donizete) e Leonardo (Anderson Aquino). Técnico: Marcelo Oliveira.

AQUELE ABRAÇO

Aquele abraço santistas Celinha Ferrazoli, Natalie Pini, Lili e Roberta Mathias.

SE LIGA 1

Com a categórica vitória sobre Valinhos na Panela de Pressão, o Vôlei Bauru assumiu a vice-liderança e terminará a fase classificatória, na pior das hipóteses, em terceiro lugar. Se o Sesi ganhar do Barueri amanhã, a equipe bauruense será a segunda força do Campeonato Paulista nas quartas de final, e enfrentará o sexto colocado. Além do vôlei feminino, o basquete masculino da cidade venceu anteontem. Mesmo fora de casa o Bauru Basket bateu Osasco e colou no G4 do Campeonato Estadual. Kendal Anthony e Rafael Hettsheimeir foram os destaques da movimentada partida na Grande São Paulo. Foi a sexta vitória da equipe comandada por Demétrius Ferracciú, que no próximo sábado recebe o Paulistano. Esse jogão na Panela vai reviver a decisão do NBB (Liga Nacional) da temporada 2016-2017.

SE LIGA 2

Sebastian Vettel levou tremendo azar no Grande Prêmio de ontem. O piloto alemão da Ferrari saiu na pole mas logo na largada teve uma tríplice batida, envolvendo o carro de Kimi Raikkonen, seu companheiro de Ferrari, e do holandês Max Verstappen (Red Bull). Vettel ficou fora da prova pelas ruas de Cingapura, e viu seu rival na luta pelo título, Lewis Hamilton, ganhar a corrida, após largar na quinta colocação. De quebra, o piloto inglês da Mercedes ampliou a vantagem na liderança do Mundial de Fórmula 1. Lewis Hamilton tem agora 263 pontos contra 235 de Sebastian Vettel. O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, chegou em segundo, e o finlandês Valtterri Bottas (Mercedes) completou o pódio do agitado GP que teve três entradas do safety car. Felipe Massa (Williams) foi apenas o 13º colocado.