21 de dezembro de 2025
Cultura

Era uma vez... a origem de Bauru


| Tempo de leitura: 2 min

Divulgação
Atores bauruenses estão no curta: curiosidade sobre horário fez a diferença para o município

Até sexta-feira, o público aplaude produções audiovisuais na mostra "Filma Bauru", iniciada na terça, e hoje, às 20h, será a vez de lançamento do primeiro curta-metragem com base na história da fundação do município: "Relógios Adiantados - O Fim de Espírito Santo da Fortaleza".

Os divulgadores ressaltam que se trata de ficção inspirada em fatos históricos e que, assim como as demais do evento, foi financiada pelo Programa de Estímulo à Cultura.

Após as apresentações também há debates com os produtores - sempre no Teatro Municipal.

"Relógios Adiantados..." teve produção da MUV films. A coordenação geral do projeto é do jornalista Paulo Eduardo Tonon, que também foi responsável pelo roteiro da obra.

O elenco é composto por atores bauruenses e as filmagens foram realizadas em fazenda de Agudos.

Em abril, como parte da contrapartida social pelo financiamento do projeto, Tonon também ofereceu palestras a escolas do município e, assim, esteve com alunos do colégio Interativo.

"Queremos, a partir de maio deste ano, disponibilizar o curta na internet. Em YouTube, Facebook e também no site do projeto, que é o https://relogiosadiantados.blogspot.com.br", informa Tonon. Ele aproveita para deixar contato direto caso alguém queira saber algo mais sobre a obra: (14) 9 9777-8870.

SERVIÇO

Lançamento do curta-metragem "Relógios Adiantados - O Fim de Espírito Santo da Fortaleza": 26/4, hoje, às 20h, no Teatro Municipal de Bauru. Av. Nações Unidas, 6-9 - Centro. Entrada gratuita. Av. Nações Unidas, 8-9, Centro. 

Divulgação

Quem fez o quê aqui

Curta: "Relógios Adiantados - O Fim de Espírito Santo da Fortaleza"

Coordenação e roteiro: Paulo Eduardo Tonon

Produção: MUV films

Direção e edição: Felipe Cavaca

Elenco: Marco Giafferi, Walace Brassero, Vitor Ac, Límerson Morales, Victor Horne e Eduardo Pachione

Cinegrafista: Kauê Moraes

Figurino: Carla Luongo

Trilha sonora: Central Som de Filme

Maquiagem: Jô Araujo

Classificação: Livre

Primórdio peculiar

Bauru teve início como vila subordinada ao município de Espírito Santo da Fortaleza. O detalhe, conforme frisam divulgadores do filme, é que, em 1896, após período eleitoral marcado por ameaças, um grupo de bauruenses conquistou a maioria das vagas da Câmara de Espírito Santo. A partir daí, a mudança da sede do município para a região que conhecemos hoje foi cuidadosamente planejada pelos políticos da época. Alguns historiadores afirmam que eles, inclusive, chegaram a alterar os horários dos seus relógios para chegarem antes dos representantes de Fortaleza no Legislativo e promover a votação da lei, que foi sancionada pelo governo do estado em 1 de agosto e determinou a criação de Bauru. O "golpe dos relógios" teria como objetivo evitar conflitos entre os moradores dos dois povoamentos.

Você sabia?

Em 2015, Tonon começou a estudar a lei n 5.575/2008, que prevê o financiamento da cultura em Bauru, e viu que era possível resgatar a "história dos relógios".