| Reprodução/Internet |
| Célia Diniz participa hoje em Bauru da Feira do Livro Espírita |
A palestrante espírita mineira Célia Diniz está na região para compartilhar um pouco de sua experiência de enfrentamento à dor da morte. Amiga de Chico Xavier, ela perdeu dois filhos e recebeu pelas mãos do médium uma carta psicografada por um deles, fato registrado no filme As Mães de Chico Xavier. Nessa quinta-feira (26), Célia ministrou palestra na Associação Espírita André Luiz, em Agudos. Nesta sexta-feira (27), ela participa de Feira do Livro Espírita em Bauru.
Célia é presidente do Centro Espírita Luiz Gonzaga, que fica no município mineiro de Pedro Leopoldo e foi a primeira instituição do tipo fundada por Chico Xavier. "Eu nasci em uma família espírita. O meu pai foi colega de serviço de Chico Xavier em Pedro Leopoldo. Eu convivi com o Chico desde a infância".
Ela relembra que sua primeira experiência ligada ao espiritismo ocorreu quando um irmão sofreu acidente brincando no quintal de casa e acabou perdendo a visão de um dos olhos. "O Chico explicou para o meu pai que meu irmão nasceria cego e a misericórdia divina permitiu que ele ficasse cego apenas de um olho", diz.
Anos depois, já casada, Célia teve de conviver com a morte de um filho de apenas três anos em um acidente de bicicleta e com a perda de uma filha de 27 anos, vítima de dengue hemorrágica. Esse aprendizado foi retratado por ela no livro: "Vencendo a Dor da Morte", tema dos encontros na região.
"O espiritismo tem a resposta do 'por que sofremos?'. As pessoas, quando deparam-se com a dor, procuram a doutrina para entender o porquê do sofrimento", afirma. "E quando a gente sabe porque é que a gente sofre, o sofrimento fica mais suportável porque a gente vê um sentido nele".
CARTA
Apesar das respostas dadas pela doutrina, a palestrante confessa que enfrentar a dor da separação física dos filhos não foi tarefa fácil. "Saber por que sofremos não significa que não vamos sofrer. A dor existe, é fato. Só que a gente lida melhor com ela".
Segundo ela, um fato em especial lhe ajudou nesse processo. "Um ano depois (da morte), meu filho voltou e ditou uma mensagem para mim através do Chico. Era tão inédito uma criança tão novinha conseguir essa peripécia que isso foi parar no filme 'As Mães de Chico Xavier'. A Vanessa Gerbelli que interpreta a nossa história", revela.
Segundo Célia, na carta, seu filho mencionou uma prima que ela nem chegou a conhecer. "Ele dizia que veio para ficar pouco tempo e contou como era a vida no mundo espiritual. E isso ajudou muito. Saber que as pessoas que você ama estão cuidando do seu filho para você", conclui.
|
Feira do Livro Espírita
Hoje, às 19h, Célia Diniz participa de noite de autógrafos na 5.ª Feira do Livro Espírita, que segue até domingo (29) no Boulevard Shopping. O evento é promovido pela Associação Chico Xavier para Divulgação Espírita e tem apoio do JC. Até o momento, mais de 10 mil pessoas passaram pela feira no Piso L1, próximo à Casa Lotérica. O evento conta com 1.000 títulos espíritas, entre livros, CDs e DVDs. Parte da renda será destinada ao Iprespa de Bauru, que apoia famílias de crianças em situação de vulnerabilidade social.
|