21 de dezembro de 2025
Geral

Saúde faz reflexão sobre saúde mental


| Tempo de leitura: 2 min

A Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Saúde Mental (DSM), adere à campanha "Janeiro Branco" e promoverá, na semana dos dias 20 a 24 de janeiro, ações que estimulem nas pessoas reflexões sobre si mesmas: o sentido e propósito de suas vidas, a qualidade de seus relacionamentos e os seus comportamentos.

De acordo com o site "Janeiro Branco", a "Saúde Mental", em uma visão transdisciplinar, humanista e moderna, engloba tanto a ausência de transtornos mentais (ou doenças mentais) como a depressão, a ansiedade, a esquizofrenia ou a bipolaridade, como também a capacidade de o indivíduo reagir, equilibrada e adequadamente, às circunstâncias, condições e vicissitudes da vida, como, por exemplo, a pressão no trabalho,  desencontros amorosos,cobranças da sociedade etc.

Segundo a Organizações das Nações Unidas (ONU), cerca de 20% dos adolescentes em todo o mundo sofrem de transtornos de saúde mental; 15% dos jovens em países de baixa e média renda já consideraram suicídio. "Muitas crianças e jovens, ricos e pobres, nos quatro cantos do mundo, estão passando por problemas de saúde mental.", disse Henrietta Fore, diretora executiva do Unicef, durante conferência sobre saúde mental realizada em novembro passado em Florença, Itália.

Assim, a campanha tem como objetivo sensibilizar as mídias e as instituições sociais em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhados em valorizar e atender as demandas individuais e coletivas a respeito da saúde mental, englobando aspectos psicológicos e emocionais.

Para a adesão ao projeto, a DSM realizará nos grupos terapêuticos e salas de espera das unidades da rede de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), oficinas com objetivo de estimular hábitos saudáveis, falar sobre paz, o sentido da vida, sentimentos, infância, cultura, emprego e tudo que valorize a saúde mental das pessoas.

Além disso, em parceria com os Programas de Integração e Assistência à Criança e Adolescente, serão desenvolvidas ações pontuais em todos os serviços da organização.