20 de dezembro de 2025
Geral

'Janeiro Roxo' alerta para a hanseníase


| Tempo de leitura: 1 min

A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Instituto Lauro de Souza Lima, aderiu ao "Janeiro Roxo", mês de conscientização sobre a hanseníase. Durante todo este mês, as unidades de saúde do município realizarão palestras educativas para alertar sobre os sinais e sintomas da doença.

O "Janeiro Roxo" foi estabelecido em 2016, pelo Ministério da Saúde, e tem como principal objetivo o momento para a reflexão e educação sobre a doença em todo o Brasil.

Doença infecciosa e transmissível, a hanseníase tem cura e tratamento disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os sintomas e sinais comuns são lesões esbranquiçadas ou avermelhadas com diminuição ou perda de sensibilidade, sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés e mãos), caroços e placas em quaisquer lugares do corpo e perda de força muscular.

Para as pessoas que apresentarem algum desses sintomas ou que tiverem contato com algum portador da doença, a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Lauro de Souza Lima organizarão, no dia 25 de janeiro, sábado, das 8h às 16h, atendimento com profissionais para auxiliar na prevenção e tratamento da doença.

Quem necessitar atendimento pode comparecer no Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI), na rua Silvério São João, quadra 1, Centro (ao lado do Núcleo de Saúde Centro). O telefone para informações é (14) 3224-2380. A Unidade de Saúde da Família Nove de Julho - Fortunato Rocha Lima, na rua Ernesto Gomes da Silva, 2-136, Parque Jaraguá, também está apta a receber as pessoas que precisam de atendimento. O telefone para informações é (14) 3237-4429.