20 de dezembro de 2025
Geral

Iluminação da av. Nuno de Assis começa a receber proteção antifurto

Tisa Moraes
| Tempo de leitura: 1 min

Há mais de um ano com trechos sem iluminação, a avenida Nuno de Assis começará a receber, nesta quinta-feira (9), um novo sistema de cabeamento com o objetivo de dificultar a prática de furto. Somente em um ano e dois meses, três ocorrências desta natureza foram registradas na avenida, sendo a última delas em setembro de 2019.

"Os cabos possuem cobre, facilmente vendido no mercado clandestino. Por conta da reincidência de casos, decidimos abandonar a ideia de fazer a mera reposição para optar por um projeto diferenciado, mais protegido", destaca o secretário municipal de Obras, Sidnei Rodrigues, acrescentando que há ao menos dez anos a avenida vem sendo alvo de furtos.

Por conta do início das obras, que demandará ao longo de todo o dia a interdição de uma faixa da Nuno, às margens do Rio Bauru, bem como da ciclovia, os motoristas e ciclistas devem ter atenção redobrada. O trabalho será iniciado na altura das quadras 18 e 19, nas imediações do trevo de acesso à rodovia Marechal Rondon, no sentido Núcleo Mary Dota-Centro.

Este é, inclusive, o trecho que está há mais tempo às escuras. Segundo Rodrigues, o cabeamento será subterrâneo, mas, desta vez, com uma proteção extra. A fiação passará por dentro de uma tubulação de polietileno, que será protegida, ainda, por uma estrutura de concreto envelopado.

Este conjunto será enterrado às margens do Rio Bauru, incluindo as caixas de inspeção, que, além de cobertas por terra e grama, contarão, ainda, com tampas de concreto armado, para dificultar eventuais violações e o acesso aos cabos.