14 de dezembro de 2025
JC Criança

Coma bem para ter muita saúde


| Tempo de leitura: 1 min

Todos os dias a gente consome muitos alimentos com alto teor de gordura "ruim". Para manter uma alimentação equilibrada, alguns nutrientes são fundamentais no cardápio diário. Você sabe quais são? Veja abaixo e procure alimentar-se direito.

Proteínas: elas são responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos do corpo. Os alimentos mais ricos em proteína são os de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurte. No entanto, vegetais como ervilha, feijão e soja também possuem boas quantidades de proteína.

Gorduras "boas": as gorduras possuem o importante papel de fornecer energia para o corpo. Por isso, elas nunca devem ser excluídas do cardápio. No entanto, devemos priorizar o consumo das gorduras "boas", e podem ser encontradas em alimentos como azeite de oliva, cremes vegetais, castanhas, amendoim, maioneses e óleos vegetais.

Sódio: ou sal é fundamental para garantir o funcionamento do organismo. No entanto, é preciso tomar cuidado com as quantidades diárias ingeridas. O consumo exagerado de sal traz riscos à saúde.

Fibras alimentares: alimentos ricos em fibras ajudam a regular o funcionamento do intestino e aumentar a sensação de saciedade. Seu consumo deve sempre estar relacionado à correta ingestão de água.

Vitaminas e minerais: é recomendável a ingestão de 3 a 5 porções deste grupo ao dia, sempre variando as opções.

Água: principal responsável pela hidratação do corpo, ajuda a eliminar toxinas, absorver nutrientes e controlar a temperatura corpórea.