18 de dezembro de 2025
Tribuna do Leitor

Política com respeito

William Lelis Tamachunas
| Tempo de leitura: 1 min

Primeiro nos dividiram entre esquerda e direita. Depois por sexo. Depois por religião. Depois por etnia. Depois por classe social. E agora geograficamente.

Em política, dividir para conquistar resulta em ter o controle de um lugar através da fragmentação.

Maquiavel cita uma estratégia militar parecida no livro IV de A Arte da Guerra (Dell'arte della guerra), dizendo que um capitão deve se esforçar ao máximo para dividir as forças do inimigo, seja fazendo-o desconfiar dos homens que confiava antes ou dando-lhe motivos para separar suas forças, enfraquecendo-as.

Seja você é coxinha ou mortadela, homem, mulher, católico, evangélico, espírita, branco, amarelo, negro, vermelho, rico, pobre, do sul, do norte, leste, acordaaaaaaa!!!! Precisamos nos unir por um Brasil melhor!

Não existe sociedade séria sem moralidade, respeito aos princípios éticos, da família, enfim, basicamente do que é bem e mal! Estamos no caminho certo, mas ao passo que deixamos de gostar tanto de futebol, pra discutir política, precisamos aprender a antes de tudo, ler, procurar fontes, estudar. E, sim, discutir política, mas que isso seja feito de forma respeitosa e assim enriquecedora.

Poderiam dizer que 30 anos de uma Constituição e dois impeachment são um quadro político ruim. Eu discordo, vejo vontade de mudar, melhorar e uma ansiedade para que isso ocorra rápido, pois está difícil para todo mundo.