15 de dezembro de 2025
Bauru Ilustrado

Um Baile de Debutantes


| Tempo de leitura: 2 min

Em 1954 a sociedade bauruense desfrutou de momentos de rara emoção, pois na noite de 18 de setembro daquele ano o Automóvel Clube abria as portas de sua suntuosa sede para a realização de mais um Baile das Debutantes. Na oportunidade, quatorze jovens acompanhadas de seus pais iriam participar, pela primeira vez, de uma autêntica noitada das "Mil e uma Noites".

As dependências do então Palácio Encantado estavam ricamente ornamentadas para receber as jovens que juntas de familiares iriam viver momentos de intenso entusiasmo e de muita emoção. Uma orquestra, com suas belas músicas, iria oferecer um espetáculo digno de ser desfrutado com muita alegria e emoção.

E foi assim que, dentro do ritual estabelecido, todas elas foram apresentadas ao seleto público presente, com emoção e aplausos. Uma a uma sendo focalizadas pelas máquinas fotográficas dos hábeis profissionais da época, inclusive com filmagem, material esse que seria guardado para todo o sempre.

Conforme a foto que ilustra está página, as meninas-moças posaram na escadaria do monumental Automóvel Clube, para uma imagem que ficou sendo uma marca histórica da vida social da então Cidade Sem Limites. A partir da esquerda, no alto, destacamos: Maria Ligia Aiello, Mariangela Aiello, Cândida Figueiredo, Zoé Palmério, Maria de Lourdes Campos Fraga, Eneida Souza Lima, Darcy Righetti, Maria Ap. Pelegrina, Maria Aparecida, Elsa Guedes de Azevedo, Lia Frederigue, Cariene Olbrich e Marina Vanalli.

Lembramos que a década de 50 foi pródiga em acontecimentos de importância para a nossa Bauru, principalmente com a instalação de suas primeiras faculdades, do ingresso do E.C. Noroeste no futebol elite de São Paul, as ferrovias ainda eram de grande valor, através das quais Bauru se colocava como o mais importante entroncamento ferroviário do Brasil e da América do Sul.

O tempo correu célere, os usos e costume mudaram, principalmente com a chegada da televisão e nunca é demais repetir que, Bauru, nesse setor, foi a primeira do interior da América do Sul com a sua própria TV Bauru - Canal 2. Como sempre, o nosso BI continua com a sua presença marcante na divulgação dos acontecimentos dos velhos tempos, os quais serviram para alicerçar a potencialidade daquela que já foi conhecida com a Capital da Terra Branca.