23 de dezembro de 2025
Regional

Cejusc de Barra Bonita forma conciliadores e mediadores


| Tempo de leitura: 1 min

Barra Bonita - O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru) realizou o 1º Curso de Capacitação e Formação de Mediadores. Após 40 horas de aprendizado teórico, os 16 novos conciliadores e mediadores receberam declaração de conclusão da primeira fase do curso. A partir de 13 de maio, os participantes iniciaram a segunda fase da formação, composta de estágio supervisionado, constituído de 60 horas de prática monitorada de casos reais.

As aulas foram ministradas voluntariamente pelas instrutoras cadastradas no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo (Nupemec) Ana Maria da Silva Oliveira, de Leme, e Maria Elisabete Cassoli, de Jaú, em três finais de semanas consecutivos, totalizando cinco encontros com duração de oito horas cada. As comarcas de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê receberão os novos conciliadores e mediadores.

Segundo a juíza coordenadora do Cejusc, Daniela Aoki de Andrade Maria, a formação de novos elementos humanos é importante pois "o cerne da mediação e da conciliação como justiça informal é a prevenção de conflitos, a pacificação social e o poder dispositivo das partes, que possibilita a celeridade na resolução das controvérsias e a redução dos custos."

A magistrada afirmou que se trata de um procedimento totalmente voluntário, não adversarial, confidencial e flexível, conforme informação da assessoria de imprensa disponibilizada no site do TJSP.