23 de dezembro de 2025
Ser

6 motivos para se vestir bem - por Fernanda Cavenaghi


| Tempo de leitura: 3 min

Fotos: Divulgação
Fernanda Cavenaghi - Consultora de Imagem e estilo. Veja mais em: https://www.fernandacavenaghi.com.br/

Lendo a obra “Moda À Brasileira”, de autoria de Alice Ferraz, decidi compartilhar com vocês as inspirações que me encantaram no livro. Além disso, trouxe na coluna de hoje, de maneira resumida, como enxergo a moda e um pouco dessa minha grande paixão. A ideia é olhar a moda pelo avesso, ou seja, de dentro para fora, e não o contrário.

Afinal, a moda não precisa ser fútil. Ela pode ajudar em nosso aprimoramento, com detalhes que podem traduzir nossa personalidade. A moda pode nos trazer segurança, confiança, autoestima. A arte de se vestir pode, sim, ser muito interessante. Isso não é demais? Vamos nessa?

1 - Atraia o belo e o bem

Enxergar a beleza em nós e no outro é o primeiro passo para atrair o belo, o limpo e o bem. Tratarse com carinho, com mimo, com cuidado, com zelo gera beleza.

Quem está vestido com gosto e originalidade revela uma boa dose de autoestima. Ou seja, se me trato bem, os outros tendem a fazer o mesmo. Trate-se com elegância que o mundo responderá com elegância.

Apresentar-se bem cuidada para alguém que se ama é também dizer: “eu me amo, por isso você pode me amar também. Eu me amo, então sei o que é cuidar bem de mim e dos outros”.

2 - A sua roupa fala por você

O código da roupa é a imagem visual que você transmite nos primeiros dez segundos de um primeiro encontro, seja ele qual for. A roupa é o reflexo da sociedade, é uma representação de nossos interesses, desejos, gostos, modos, estilo de vida. Através das roupas é possível perceber traços da personalidade de quem as está vestindo. Não se esqueça: uma pessoa bem vestida inspira confiança e segurança.

3 - Seja um ‘ímã’ (de coisas positivas, claro!)

As pessoas que gostam de si mesmas se valorizam e são facilmente valorizadas pelos outros. Daí para atrair pessoas e coisas boas é um pulo.

As pessoas magnéticas exercem uma influência profunda sobre as outras sem fazer esforço. Mas, lembre-se: essa chama, esse magnetismo pessoal tem de vir de dentro.

4 - Faça sua marca registrada

Não quer ser esquecida? Quer permanecer viva na mente e no coração das pessoas? Então, pense na sua marca registrada, no que melhor representa você.

Quebre padrões! Aceite suas características individuais, suas origens e tire proveito delas. Sinta-se mais segura e sensual. E quando nos sentimos sensuais, nos sentimos vivas.

5 - Valorize seus pontos fortes

A moda está extremamente democrática e vem quebrando regras a cada dia. Isso significa que você não precisa mais usar uma peça a qualquer custo, mesmo que não favoreça você. Use aquilo que lhe cai bem!

Conhecer o próprio corpo é fundamental antes de se vestir. Sendo assim, encare o espelho de frente e não tenha medo de errar. Erre, erre de novo, até que volte um sorriso seu para você mesma ao se olhar no espelho.

6 - Todos os dias você precisa se vestir

Temos muitos papéis e às vezes precisamos exercer todos eles no mesmo dia. A moda, muito mais que refletir um estado de espírito, vai mostrar e traduzir a sua personalidade para você mesma e para quem interage com você.

A roupa, que nasceu funcional e passou a ser uma vitrine do emocional, pode adquirir agora um novo status: o inspiracional. O que você mais gosta em si mesma? Quem você quer ser? O que você tem de melhor?

A moda não serve só para realçar atributos físicos, mas também para resgatar o que você mais gosta em si mesma. Escolher o que vestir todos os dias pode (e deve) ser leve. Seja generosa, divida o seu melhor com os outros.

Conseguiu perceber?

Moda não rima com medo. Quem tem medo não muda, não se transforma. Sem medo é possível invadir o mundo da moda, sair dele mais segura, mais linda e por que não mais bem vestida?