Tibiriçá ganha, hoje, a partir das 14h, um espaço lúdico com 1.200 novos livros na Escola de Educação Infantil Angélica Leite de Freitas - conveniada à Prefeitura de Bauru.
Os títulos, de variados gêneros, também estarão disponíveis para a comunidade em geral.
E mais: o novo espaço apresenta ambientação lúdica com materiais pedagógicos e brinquedos educativos em benefício direto dos 250 alunos.
A iniciativa é do projeto "Cantos de Leitura" da Rede Educare - com patrocínio da Duratex (via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura).
Durante o ano, aliás, voluntários da empresa se envolverão na iniciativa para desenvolver ações com as crianças e adolescentes da escola.
REALIZAÇÃO
A escola-creche, que tem 52 anos, trabalha com Educação Infantil (4 meses a 5 anos) e também desenvolve acolhimento a crianças e jovens de 6 a 15 anos em vulnerabilidade social por meio do Serviço de Convivência e Formação de Vínculos.
"Alem disso, recebemos duas vezes por semana 30 idosos para prevenção de situação de isolamento", informa Rita de Cássia Bazaglio, coordenadora do Centro de Convivência, por meio de assessoria de imprensa.
Segundo ela, a chegada do "Cantos de Leitura" é um sonho realizado. "A gente até já tentou montar uma sala de leitura, mas diante da nossa limitação de recursos, não foi possível. Temos biblioteca aqui no distrito, mas não conseguimos levar a todo momento nossas crianças para lá. Então, o 'Cantos de Leitura' veio realmente agregar e atender nossa demanda aqui", ressalta.
ESTÍMULO
"Apoiar o projeto cultural 'Cantos de Leitura' também democratiza o acesso ao aprendizado e ao conhecimento que o livro oferece. O contato com o livro nos transporta para um novo mundo, diferentes culturas, desperta o senso crítico e a criatividade e, principalmente, traz novas descobertas, favorecendo a formação de cidadãos mais conscientes", ratifica Daniela Vieira, Analista de Sustentabilidade da Duratex.
"A ideia é estimular o prazer pelo ato de ler e promover a autoestima de pessoas, pois muitas nunca tiveram o livro em suas vidas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem 'aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer', seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors", frisa Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.
SERVIÇO
Inauguração do projeto "Cantos de Leitura": 27/8, hoje, às 14h, na Escola de Educação infantil Angélica Leite de Freitas - rua Joaquim Rodrigues Fraga, 145, Centro - Distrito de Tibiriçá. (14) 3279-1154.