25 de dezembro de 2025
Internacional

Cacique brasileiro ganha 'Nobel Alternativo' nos EUA

JCNET
| Tempo de leitura: 1 min

Nova York - O líder indígena Davi Kopenawa, do povo Yanomami, é um dos ganhadores do Right Livelihood Award, mais conhecido como prêmio "Nobel Alternativo". O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (25), no encerramento da cúpula do clima da ONU, que começou no final de semana passado, em Nova York.

Ele receberá a premiação juntamente com a Hutukara Associação Yanomami, co-fundada e presidida por ele, "pela corajosa determinação em proteger as florestas e a biodiversidade da Amazônia, e as terras e a cultura de seus povos indígenas". 

Outras três pessoas também receberam o prêmio — a jovem ativista ambiental Greta Thunberg (Suécia); a defensora dos direitos humanos, Aminatou Haidar (Saara Ocidental); e a advogada Guo Jianmei (China).

Eles vão receber 1 milhão de coroas suecas (cerca de R$ 430 mil), destinadas a apoiar o trabalho que estão conduzindo.

É a sétima vez que o Brasil tem um representante entre os ganhadores do prêmio — que já foi concedido ao bispo Erwin Kräutler (2010), ao arquiteto e ativista social Chico Whitaker Ferreira (2006), ao teólogo Leonardo Boff (2001), à Comissão Pastoral da Terra (1991), ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (1991) e ao agrônomo e ecologista José Lutzenberger (1988).