Estamos vivendo uma época de extremos. E de críticas em nome da liberdade de expressão. Recentemente a Netflix lançou um filme da 'Porta dos Fundos' e a indignação tomou conta dos cristãos.
No dia 11 de dezembro, soube (não li) que o jornal Folha de São Paulo publicou, na coluna do sr. Gregório Duvivier, uma imagem e um texto sobre Jesus Cristo de forma pejorativa, que não quero repetir aqui. A pergunta é: todos podem ter liberdade de expressão? Sim, afirmamos como brasileiros que somos, porém, existem outros fatores em que precisamos pensar ao fazer livremente nossa expressão de pensamento. Onde fica a ética? Onde fica a alteridae? Princípios que são ensinados pela filosofia e que não são postos em ação ao fazer ações como estas, contra o sagrado de um grupo religioso.
O que faz alguém ofender tão profundamente os cristãos? O que o cristianismo tem feito a estas pessoas para que o seu Deus se torne deboche? Sim, porque Jesus é o Deus dos Cristãos. Deus homem. O Deus do primeiro Natal. O Deus que ressuscitou e prometeu vida eterna para todos que o seguem. O Deus que é o mesmo ontem, hoje e eternamente. O Deus que diz que aquele que ofender o Espírito Santo...(o Espírito de Jesus em nós) já está condenado. Com certeza estas pessoas creem que Cristianismo é história de carochinha. Não experimentam Deus em si.
Não vivem e não pretendem viver Deus. Tudo bem, é direito seu e de muitos não ter fé em Cristo, mas escarnecer da fé de muitos? Isso é indigno, é asqueroso. É vergonhoso. Ainda mais num país como o Brasil que se diz livre.
Paremos com ações como estas que ofendem não a homens e mulheres, mas a Deus. Paremos com radicalismos religiosos e políticos. Foquemos num país que precisa melhorar na saúde, na educação, nas oportunidades de trabalho e em tantas outras circunstâncias. O Apóstolo Paulo disse: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém. É assim que termino esse texto, como comecei. Liberdade de expressão sim, mas com ética e alteridade. Estou com vergonha dos brasileiros, da imprensa que age assim, dos políticos radicais. Que Jesus Cristo tenha misericórdia desse país e perdoe porque não sabem o que fazem.