26 de dezembro de 2025
Tribuna do Leitor

Jesus curou o paralítico da piscina

Hilário Nunes Da Silva
| Tempo de leitura: 2 min

Quase todos nós conhecemos a passagem com Jesus do título acima. Para refrescar as memórias, tentarei resumi-la, empobrecendo-a, a bem da verdade: Em Jerusalém, havia um grande tanque, que tinha, segundo o povo acreditava, uma fonte com propriedades de cura. Periodicamente descia àquelas paragens um anjo, que movimentava as águas: o enfermo que se achasse no tanque no momento em que acontecia isso, de lá saia completamente são. É de se imaginar a quantidade de pessoas com problemas que iam tentar usufruir daquele momento único: enfermos, paralíticos, cegos, claudicantes, esperando que a água se movesse. Nessa multidão que lá se estavam, permanecia um homem que havia 38 anos ficara paralítico.

Jesus o viu e como de costume e, com sensibilidade, perguntou: - "Queres ficar são?" O enfermo, com fé existente, mas ainda hesitante e sem conhecer aquele que consigo falava, respondeu: "Senhor! Não tenho quem me ponha no tanque quando a água se mover". Jesus disse então: "Levanta-te, toma o teu leito e anda". E imediatamente o homem ficou são! Lindo texto, não? Todavia, podemos perguntar: com certeza havia dezenas de pessoas naquele lugar, naquele momento, por que Jesus escolheu ele?

Aí vem toda beleza e atualidade dos ensinamentos D´ele. Como disse Joanna de Ângelis: "Não há doenças, há doentes"; ou seja, as doenças existem porque somos doentes da alma. Exemplo: ódio, rancor, mágoa, orgulho, egoísmo, vingança, vícios de bebida, cigarro, tóxicos, sexo desregrado, etc. Nesse sentido, muito provavelmente este homem de 38 anos queria ficar com saúde não só do corpo, mas também da alma, e isso Jesus percebeu e o interpelou, salvando-o.

Ainda hoje em dia os doentes buscam nas curas espíritas, sejam elas em qualquer religião, a cura só do corpo, mas a alma continua doente com os males citados por Joana. De que adianta ir rezar, orar, pedir a cura do corpo sem antes perdoar? Nem sequer olhar para os menos providos? Ser rancoroso, mesquinho, avarento?

Não perca seu tempo, você continuará enfermo, por mais que vá à igreja, porque sua alma é que também está doente, pode ser até linda exteriormente, mas por dentro, como disse Paulo de Tarso: são sepulcros caiados, ou mais atualmente, "Por fora bela viola, por dentro, pão bolorento".

Ainda dá tempo, evolua para melhor, faça todo dia em pensamento, como você pode ser melhor que ontem, relacione seus defeitos...não vale se auto ludibriar, aliás como é duro enumerá-los, né? Peça perdão ao seu algoz, se ele não quiser, a dívida não e mais sua, pare de ver o cisco nos olhos de seu vizinho, sem perceber o tronco nos seus... não deixe para amanhã, pois ontem já foi "amanhã" e quando você perceber, perscrutando sua vida, perceberá: quanto tempo perdido!