18 de dezembro de 2025
Regional

Acesso à cachoeira Véu da Noiva está liberado

Lilian Grasiela
| Tempo de leitura: 1 min

Botucatu - A Prefeitura de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) liberou provisoriamente na terça (31) o acesso à cachoeira Véu da Noiva, que estava fechado para os banhistas desde o início da segunda quinzena de dezembro por razões de segurança. No entorno dela, está sendo construída a Represa do Rio Pardo (leia abaixo).

Em nota, a administração municipal informou que decidiu suspender a interdição em razão do período de férias, mas ressaltou que os turistas devem continuar usando o local com cautela. A cachoeira é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade. "Por entendimento da Sabesp e do consórcio responsável pela construção da Represa do Rio Pardo, a interdição na área da Cachoeira Véu da Noiva foi suspensa devido a grande procura de banhistas e turistas durante o verão", explicou.

"O local ficará aberto durante o período de férias, até a liberação do Parque da Cascata da Marta, que está em fase final de construção. Apenas a área de banho está liberada para os turistas. Banheiros, lanchonete e quiosques não estão disponíveis".

A Prefeitura de Botucatu disse que decidiu fechar o acesso à cachoeira Véu da Noiva após parecer da Defesa Civil com o objetivo de evitar acidentes e garantir a segurança dos profissionais que trabalham no local. "Com o início do destocamento de árvores e movimentação de maquinários nas proximidades, o banho na cachoeira torna-se perigoso", declarou na ocasião.

A autorização para o início das obras da Barragem de Acumulação de Água do Rio Pardo foi assinada no dia 22 de novembro. O investimento, no valor de R$ 53,5 milhões, vai garantir a segurança hídrica de Botucatu pelas próximas décadas.