18 de dezembro de 2025
Cultura

Morre cineasta Zé do Caixão, aos 83 anos

FolhaPress
| Tempo de leitura: 2 min

São Paulo - O cineasta José Mojica Marins, autor de mais de 40 filmes parte deles com seu personagem Zé do Caixão, morreu na tarde desta quarta-feira (19), de broncopneumonia.

Mojica tinha 83 anos e estava internado há cerca de 20 dias no hospital Santa Maggiore, na Mooca, desde que contraiu uma infecção que evoluiu para uma pneumonia. "Meu pai estava muito fraco desde o começo do ano", disse seu filho Crounel Marins, que estava com a família em Orlando, nos EUA, e se preparava para voltar para o velório. Desde 2014, quando sofreu um enfarte, Mojica teve problemas de saúde crescentes. 

Nos últimos anos, Mojica deixou de aparecer em público devido à fraqueza e a uma degeneração mental ocasionada pela velhice."Não era alzheimer, mas um problema de idade. Ele sempre fumou muito, bebeu, teve alimentação ruim e não fazia exercícios", disse seu filho.

Nascido numa sexta-feira, em 13 de março de 1936, Mojica aprendeu a fazer cinema de forma autodidata. 

Em 1958, conseguiu realizar seu primeiro longa-metragem, o faroeste caboclo ?A Sina do Aventureiro?. Um fracasso. Seu segundo longa, de 1962, também não aconteceu comercialmente.

PESADELO "BOM"

Até que, no ano seguinte, Mojica teve um pesadelo que mudaria sua vida e o cinema nacional de terror. Sonhou que um espírito o arrancava da cama e o levava a um cemitério, onde apontava seu túmulo, com seu nome, a data de nascimento e a de morte.

Mojica dizia que, no sonho, fechou os olhos para não saber quando iria morrer, e acordou molhado de suor. Naquela mesma manhã, ditou para uma de suas alunas o roteiro de "À Meia-Noite Levarei Sua Alma", com a história de um coveiro do interior que desprezava as pessoas de fé, comia carne na sexta-feira santa e aterrorizava a cidade em busca de uma mulher que lhe gerasse um filho perfeito. Nascia Zé do Caixão, o primeiro personagem de terror do cinema brasileiro.

FAMA

O filme foi um sucesso estrondoso, com filas virando o quarteirão no centro de São Paulo, conforme noticiaram os jornais da época. Dois anos depois, ?À Meia-Noite? ganhou uma continuação: ?Esta Noite Encarnarei seu Cadáver?.

O terror lhe deu fama. É um daqueles casos em que o personagem sobrepujou o autor. Zé do Caixão no Brasil, Coffin Joe nos EUA. Quem não conhece a sinistra figura de unhas longas e encurvadas? Mesmo quando seus filmes deixaram de fazer sucesso - o último, o mais bem produzido de sua carreira, ficou abaixo da expectativa -, a aura permaneceu intacta, mas apesar do sucesso ele nunca conseguiu ganhar dinheiro.