22 de dezembro de 2025
Nacional

Mansão de Edemar Cid Ferreira vai virar escola

Estadão Conteúdo
| Tempo de leitura: 2 min

São Paulo - Fundador do grupo Ser Educacional, um dos principais grupos educacionais do Nordeste, o empresário Janguiê Diniz vai transformar a casa do empresário Edemar Cid Ferreira, ex-dono do Banco Santos, que ele arrematou nesta semana por R$ 27,5 milhões, em uma escola de educação básica. Segundo o Instituto Êxito, responsável pelo projeto, a ideia é criar um "centro de ensino de excelência, focado no desenvolvimento da criatividade, da inovação e do empreendedorismo".

O projeto seguirá a linha da Ad Astra School, desenvolvido pelo fundador da Tesla Motors e da Space X, Elon Musk. Segundo o Insituto Êxito, que foi inaugurado em São Paulo no ano passado, a casa de quase 8 mil m² de área construída revelou-se ideal para a escola. O projeto arquitetônico é de Ruy Ohtake, com paisagismo de Burle Marx. "O que era um templo de ostentação se tornará um templo de educação", disse Diniz, em nota.

IDEIAS E ESFORÇO PESSOAL

"Tive uma base educacional diferente do modelo das famílias de classe média ou alta, pois precisei enxergar nos estudos, com esforço extremo, e no empreendedorismo as saídas para a minha mudança de vida. Hoje, após o resultado que a educação e o empreendedorismo me deram, quero ir além e isso só será possível começando pela educação de base", continuou o empresário, em comunicado.

O Instituto Êxito afirma ter a filosofia de que, independentemente da classe social e econômica, qualquer pessoa pode transformar suas ideias em ações que mudem e melhorem a realidade e a comunidade na qual vive. O instituto, sem fins lucrativos, quer revelar "talentos escondidos e boas ideias a serem impulsionadas".

Instalada em terreno de 12 mil m², a residência inclui facilidades como duas piscinas - uma coberta e outra ao ar livre -, uma adega para 5 mil garrafas de vinho, duas bibliotecas (com coleção de livros de arte incluída) e heliporto.