27 de dezembro de 2025
Geral

Irmã Arminda completaria 100 anos neste domingo


| Tempo de leitura: 1 min

O Unisagrado comemora neste domingo (14) os 100 anos de nascimento de sua fundadora, irmã Arminda Sbríssia. A religiosa projetou e consolidou a constituição física, jurídica e institucional da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Sagrado Coração (Fafil), atual Unisagrado, que foi inaugurada em 1953 sendo a instituição de ensino superior pioneira no Interior de São Paulo, com os cursos de Letras, Pedagogia, Geografia e História.

Nascida em 14 de junho de 1920 em Piraquara (PR), irmã Arminda recebeu o nome de batismo de Itália Sbríssia de seus pais Ferdinando e Arminda, um casal humilde com seis filhos. Foi alfabetizada aos 6 anos, teve uma infância voltada às brincadeiras e aos estudos e era considerada pelos seus pais como uma menina muito inteligente e segura do que queria, de tal modo que aos 10 anos pediu para ser religiosa. Uma forte influência em sua vida religiosa foi a tia por parte de pai, Irmã Lúcia.

Itália Sbrissia ingressou no Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ) em 1935 e pronunciou os votos religiosos em 1940. Tornou-se professora em 1941. Já em 1945, graduou-se em Letras Neolatina; em 1946, em Ciências Religiosas pelo Sedes em Sapientiae (SP); e, em 1948, habilitou-se em Orientação Educacional na USP, além de diversos cursos realizados na Itália e outras atividades intelectuais e acadêmicas. Irmã Arminda foi a primeira diretora da Fafil, atual Unisagrado, e faleceu em 12 de abril de 1965.

A reitora do Unisagrado, professora doutora Irmã Vânia Cristina de Oliveira, ressalta a gratidão e alegria em comemorar os 100 anos do nascimento da fundadora da instituição. "Celebrar o centenário de nascimento de irmã Arminda Sbríssia é cultivar a memória grata pela trajetória desta apóstola tão apaixonada pelo Coração de Jesus e dedicada à causa da educação", expõe.