26 de dezembro de 2025
Regional

Em Pederneiras, passagem sobre linha férrea é reaberta após 30 anos

Lilian Grasiela
| Tempo de leitura: 1 min

Pederneiras - Após 30 anos de espera, com a autorização da Justiça, a Prefeitura de Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) irá reabrir nesta sexta-feira (3) passagem sobre a linha férrea, no Centro, que interliga as avenidas Tiradentes e Nossa Senhora Aparecida. A solenidade, marcada para às 11h, será transmitida por live no Facebook para evitar aglomerações e, na sequência, o trânsito estará liberado. Segundo estimativas do município, cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo local todos os dias.

A passagem ficará aberta das 7h às 19h, todos os dias, inclusive aos domingos e feriados. No local, a prefeitura colocou dois portões eletrônicos, um de cada lado, para impedir a travessia fora dos horários permitidos. O município também construiu uma guarita elevada, onde vigilante com acesso às câmeras de monitoramento instaladas em vários pontos ficará 24 horas operando sistema de rádio comunicação.

Outra medida foi a instalação de uma placa de sinalização em Led pouco antes do acesso à passagem, onde serão exibidas duas mensagens: uma escrita em verde "passagem livre", seguida da advertência "proibida passagem de caminhões e ônibus" e outra em vermelho, com a frase "passagem interditada". O local conta, ainda, com a Cruz de Santo André e radar eletrônico para fiscalizar a velocidade máxima de 20 km/h.

"Essa abertura simboliza o trabalho e esforço conjunto de uma equipe para concretizar demanda antiga, de 30 anos, da população. Uma necessidade urgente para um município que cresceu e precisa de alternativa de acesso para os bairros localizados na parte de cima da cidade", diz o prefeito Vicente Minguili. "São mais de 15 mil pessoas que vivem lá e que terão uma segunda opção de acesso ao Centro em caso de urgência".