23 de dezembro de 2025
Política

Candidatos recebem metas de eficiência

Thiago Navarro
| Tempo de leitura: 2 min

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Bauru (Codese) apresentou, nesta semana, propostas em seis segmentos aos pré-candidatos a prefeito. Eles terão até setembro, após as convenções dos partidos, para assumir o compromisso de alcançar as metas e indicadores. O objetivo é fazer com que o eleito cumpra o estabelecido nas áreas de Planejamento Urbano, Gestão Pública, Inovação, Desenvolvimento Econômico, Educação e Saúde.

Em reunião virtual, na última quinta-feira (20), praticamente todos os pré-candidatos participaram. As metas colocam indicadores que devem ser alcançados até 2024, a maior parte deles com estimativas anuais, o que permitirá a aferição do quanto serão cumpridos durante o próximo governo. A eleição municipal será em 15 de novembro, em primeiro turno, e 29 de novembro em segundo turno, caso necessário. O eleito tomará posse no começo de 2021, com mandato até o final de 2024.

PLANEJAMENTO

Uma das áreas é a de Gestão Pública, com a meta de atingir o índice de 0,8 do estudo da Firjan - Bauru ainda está abaixo desse nível. Um dos desafios será reduzir a despesa com pessoal na prefeitura, dos atuais 51% para menos de 46% da Receita Corrente Líquida. Já o investimento terá de subir de 5,1% do Orçamento para 6,2%, além de melhorar a oferta de serviços digitais ao público e diminuir consideravelmente o prazo para obtenção de alvarás, autorizações e licenças.

O aumento no valor destinado a investimento será necessário para dar conta da demanda em outras áreas. Em Planejamento Urbano, por exemplo, a meta estipulada é construir dez quilômetros de ciclovias a cada ano e diminuir cinco pontos de alagamento todos os anos. Também estão previstas construções e reformas de praças esportivas, a regularização fundiária de pelo menos 350 famílias ao ano - e evitar que novos assentamentos precários apareçam - além de tratar todo o esgoto.

DESENVOLVIMENTO

Na área de Desenvolvimento Econômico, o Codese coloca entre as prioridades a criação de um ambiente de negócios favorável para a atração de novas empresas e consolidação das já existentes. O município já forma boa mão de obra, mas precisa reter mais pessoal qualificado, aponta o estudo. Uma das propostas é ampliar a economia criativa, a gestão e transformação de resíduos.

Já na área de Inovação, a meta é avançar no ranking da Urban System, indo para a relação de 60 municípios que mais incentivam o empreendedorismo e entre os 40 primeiros em tecnologia e inovação, além de atingir 75% das 18 boas práticas do setor público, detalhadas pelo mesmo estudo. O aumento do acesso a Internet de banda larga, uso de LED na iluminação e redução de consumo de energia em prédios públicos também foram destacadas.