27 de dezembro de 2025
Cultura

João Ormond e João Carreiro homenageiam Nossa Senhora


| Tempo de leitura: 2 min

O violeiro e compositor João Ormond convidou o amigo João Carreiro, que fazia dupla com Capataz, para cantarem juntos a canção "O Rio, a Rede e o Pescador", uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida, que estará disponível em todas as plataformas digitais junto com o clipe no YouTube nesta segunda-feira, 12 de outubro - Dia da Padroeira.

Essa canção é uma parceria de João Ormond, Clemente Manoel e Francis Rosa. A produção musical e arranjos foram realizados pelo João Ormond, que contou com os renomados músicos Fer Gambini (violões), Cássio Soares (percussão), Rafa Virgulino (acordeon) e Gabriel Nanni (baixo). A arte da capa ficou por conta da sensibilidade do artista plástico campineiro Fabiano Carriero.

"Começamos a esboçar a melodia e letra na chácara do compadre Clemente, em Várzea Paulista, próximo de Jundiaí, onde resido, que é um local muito inspirador, próximo à Serra do Mursa. Ali, as ideias foram surgindo e enviamos para o outro parceiro que mora em Joanópolis, Francis Rosa, contribuindo ainda mais para uma linda e singela homenagem à Mãe Aparecida. Ao final ficamos muito emocionados com o resultado", conta João Ormond, sobre como se deu o processo de criação da canção.

Ormond relata que já conhecia João Carreiro de Cuiabá, antes de mudar para São Paulo, e, como ele é muito amigo do Zé Geraldo, com quem gravou recentemente, foi um canal de reaproximação, que ocorreu nesse período de isolamento, ainda que virtualmente. Enviou a canção para ele, que generosamente topou realizar a primeira parceria vocal, um encontro de conterrâneos.

João Carreiro, colocou a voz e fez as imagens do clipe em Campo Grande (MS), no estúdio Cigerza, onde reside atualmente. Ormond, realizou a gravação, colocação de voz e violas, no seu próprio home-estúdio e as imagens foram realizadas no estúdio Stage Pocket, em Jundiaí. Os músicos gravaram em suas próprias casas, respeitando o isolamento.