24 de dezembro de 2025
Regional

Após atingir 100% de ocupação, HC começa a vacinar a equipe de saúde

Lilian Grasiela
| Tempo de leitura: 2 min

Botucatu - Nesta segunda-feira (18), um dia após atingir 100% de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com a Covid-19 (leia mais abaixo), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu as primeiras doses da vacina do Instituto Butantan para iniciar vacinação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à doença. A primeira aplicação do imunizante no hospital ocorreu na tarde de ontem, em cerimônia que contou com a presença do governador João Doria.

A técnica de enfermagem Jacilene Rosa de Lima, de 40 anos, que atua na UTI Covid do HC, foi a primeira funcionária da unidade a ser vacinada. Ela foi infectada pelo novo coronavírus em julho de 2020. Na ocasião, o marido e seus dois filhos também foram diagnosticados com a doença. Sem sintomas, Jacilene se recuperou. Já o marido não resistiu e morreu uma semana depois.

Apesar da perda do companheiro com quem foi casada por 23 anos, a técnica de enfermagem contou, logo após a imunização, que voltou a trabalhar na unidade por gratidão à equipe que a apoiou e cuidou do seu marido e por amor aos pacientes que precisam de cuidados. "Dou graças por essa vacina. A gente vê muitas famílias sem poder dar um último adeus", diz. "Juntos, nós vamos vencer essa batalha".

O HC de Botucatu está entre os seis primeiros hospitais de referência no estado no tratamento de casos graves da Covid-19 que receberam as doses da vacina. Ele foi selecionado para a fase prioritária da vacinação por ser um hospital-escola regional, com maior fluxo de pacientes em suas áreas de atuação.

Segundo o hospital, as equipes multiprofissionais trabalham com plano de vacinação que prioriza a aplicação das primeiras doses aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. Cerca de 3 mil servidores devem ser vacinados no hospital, além dos contratados pelas empresas terceirizadas.

Para o superintendente do HCFMB, André Balbi, estar entre os primeiros hospitais a receber a vacina contra a Covid no Brasil é motivo de orgulho e reconhecimento. "Há dez meses não medimos esforços para que o HC continue prestando a melhor assistência aos pacientes com Covid-19", declara. "A chegada das vacinas, além de ser um momento histórico, significa esperança. Nada mais justo que os profissionais da saúde sejam reconhecidos e colocados como prioridade".

MAIS DOSES

De acordo com o governo do Estado, o HC de Botucatu recebeu 4,4 mil doses da vacina. Outros caminhões com lotes do imunizante seguiram ontem com destino aos HCs de Campinas, Ribeirão Preto e Marília e ao Hospital de Base de São José do Rio Preto. Trabalhadores do Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, na Capital, também foram imunizados.