17 de dezembro de 2025
Geral

Inpe prevê outono mais seco

Cinthia Milanez
| Tempo de leitura: 1 min

A tempestade que alagou diversos pontos de Bauru e trouxe uma grande quantidade de raios, na última quinta-feira (18), não deverá ser algo muito comum ao longo deste outono. Isso porque o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê uma menor frequência de chuvas para a estação, que terá início às 6h38 deste sábado (20) e se estenderá até as 0h32 do dia 21 de junho de 2021, por conta de bloqueios atmosféricos.

Pesquisador do Inpe, o meteorologista Leydson Galvíncio Dantas explica que o fenômeno La Niña, cujo pico se deu em outubro do ano anterior, deverá influenciar as condições do tempo até o final do outono mesmo com um potencial menor do que no seu ápice.

Ainda segundo o especialista, a previsão é de que os bloqueios atmosféricos desencadeados pelo La Niña, como os sistemas de alta pressão, impeçam a passagem das frentes frias, bastante comuns nesta época do ano, reduzindo a frequência das chuvas.

TERMÔMETROS

Já as temperaturas, de acordo com Dantas, deverão permanecer amenas. "Existe a possibilidade de que elas fiquem um dia ou outro mais elevadas, mas, pela análise dos modelos dos últimos anos, não haverá alterações significativas neste outono", complementa o meteorologista.

Apesar disso, segundo o pesquisador, o outono, como costumeiramente ocorre, deverá registrar o dia mais frio do ano.

NESTE FIM DE SEMANA

De acordo com o boletim assinado pelo meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira, do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), a frente fria que atingiu a cidade nesta semana se afasta do Estado de São Paulo.

Por outro lado, as condições de instabilidade permanecerão, favorecendo a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuvas isoladas, especialmente, neste sábado (20).

Já as temperaturas deverão ficar entre 21 e 32 graus tanto hoje quanto no domingo (21). A mínima da umidade relativa do ar, em ambos os dias, não passará da casa dos 50%.