27 de dezembro de 2024
EducaCiências

O "conhecer" como modo de interação


| Tempo de leitura: 3 min

A Faculdade de Ciências da Unesp/Câmpus de Bauru oferecerá, entre 25/3/2021 a 16/12/2021, o Projeto EducaCiências. Trata-se de um projeto de extensão temático interdisciplinar e interdepartamental, com diferentes modalidades de atividades (palestras, textos, podcast, videocast, atividades síncronas e assíncronas com discentes de escolas da Educação Básica), coordenado e organizado por docentes e com a participação de discentes da graduação e da pós-graduação.

O projeto expressa competências e trajetórias consolidadas de docentes da Faculdade de Ciências e documenta o compromisso com os objetivos elementares da universidade de produzir conhecimentos e de torná-los acessíveis à comunidade, sendo tais objetivos viabilizados pelas atividades imprescindíveis de ensino, de pesquisa e de extensão.

O Projeto EducaCiências constitui-se em condição privilegiada para a articulação de resultados de pesquisas e de conteúdos curriculares entre docentes vinculados aos Departamentos e aos grupos de pesquisa, com o propósito de construção de respostas coletivas fundamentadas cientificamente. Tais articulações fomentarão discussões e aprimoramentos nas interações de docentes e de discentes com temas e com conteúdos curriculares. Atualmente, o tratamento curricular (ensino) e as investigações (pesquisa) de temas, como a gestão de resíduos domésticos, o controle de pragas, clima, sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, racismo, envelhecimento, inclusão, a perspectiva científica e o entendimento público da Ciência no enfrentamento da pandemia, dentre outros, exigem a convivência com interpretações distintas de processos e de fenômenos. Tais interpretações expressam as contribuições de diferentes disciplinas, que, mantendo suas respectivas identidades, expõem as possibilidades de integração e de diálogo entre abordagens demarcando, no limite, a superação da compartimentalizam com a qual tradicionalmente o conhecimento mostra-se constituído e professado. Assim, habilidades comunicativas, colaborativas, de gestão de conflitos decorrentes das variadas interpretações e de leitura de demandas urgentes de diferentes comunidades assumem prioridade na formação de futuros profissionais, impondo a tradução do conhecimento existente em modos de interação dos alunos com as realidades dispostas.

Nesta perspectiva interdisciplinar e interdepartamental, as análises de temas, de conteúdos e de metodologias exigem a convivência com a tensão constante entre o aprofundamento derivado de modelos específicos e delimitados em áreas e subáreas do saber e a abrangência, a amplitude de fatores e de variáveis responsáveis por características e propriedades relevantes de fenômenos e de processos estudados.

Neste contexto formativo, os conhecimentos deverão ser traduzidos viabilizando interações, modos de atuação, de troca, de argumentação e de escuta entre representantes de áreas diferentes, salientando a pertinência de estudos mais sistemáticos sobre a perspectiva da educação interprofissional no âmbito dos cursos de graduação da Faculdade de Ciências. Estamos diante de uma significativa fonte de impacto interno às opções de carreira atualmente oferecidas pela Faculdade de Ciências, vinculadas às áreas de Meteorologia, Química, Física, Matemática, Computação, Sistemas de Informação, Ciências Biológicas, Educação Física, Pedagogia e Psicologia.

De modo complementar, o projeto também objetiva fortalecer e valorizar as aproximações e os vínculos entre a universidade e a sociedade. Contudo, cumpre acrescer a prioridade com a qual tais vínculos e aproximações deverão, na realidade, evidenciar o acesso da sociedade, em especial de profissionais e de discentes da Educação Básica, ao conhecimento produzido na universidade. O imperativo diálogo entre a sociedade e a universidade deverá se constituir, portanto, no âmbito deste oportuno e auspicioso projeto de extensão temático interdisciplinar e interdepartamental, de modo complementar, em medida e em evidência da acessibilidade da sociedade aos conhecimentos produzidos e creditados ao ensino e à investigação científica fomentados no âmbito da universidade.

Jair Lopes Junior*

*Diretor – Faculdade de Ciências/Unesp – Câmpus Bauru

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