21 de dezembro de 2025
Geral

Em último caso, quem não conseguir agendar vacinação deve ir até o posto


| Tempo de leitura: 3 min

Pessoas que não possuem acesso à internet, não têm ninguém para ajudar, ou que não conseguiram agendar nem por telefone a vacinação em Bauru podem ir pessoalmente até as unidades de Saúde mais próximas. A prefeitura alerta, no entanto, para que a medida seja deixada para último caso e usada só por quem realmente precisa, por não ter conseguido o agendamento prévio. Isso porque, o munícipe, ao chegar ao local de vacinação sem agendamento, pode ainda assim não ser vacinado ou ter que esperar os que conseguiram marcar horário serem atendidos, correndo o risco de enfrentar filas, situação que a Secretaria Municipal de Saúde busca evitar com a programação antecipada.

Nesta segunda (12), data em que teve início a vacinação da primeira dose das pessoas com 67 anos e da segunda dose para idosos com 72 anos ou mais, algumas unidades registraram filas, mesmo diante da necessidade de agendamento. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Jussara/Celina foi um exemplo e registrou aglomeração de pessoas na porta.

"A pessoa que não agendou será atendida, mas por meio de encaixe, então, é possível que ela precise esperar mais. E não podemos garantir que ela sairá da unidade de Saúde vacinada, porque dependerá da disponibilidade de doses. Se no momento houver vacina, esta será aplicada. Caso não seja possível, a unidade agendará uma data e horário para que a pessoa volte", reforça o secretário de Saúde, Orlando Costa Dias, observando que a pasta já vacinou idosos em situação de vulnerabilidade ou acamados.

O secretário diz que "é comum" as unidades registrarem filas de vacinação no primeiro dia em que a aplicação é liberada para uma faixa etária.

"O melhor é ir se vacinar entre o segundo ou terceiro dia", aconselha o secretário. Para pessoas que não possuem acesso à internet, mas conseguem ligar para agendar, há um telefone geral da Saúde disponível para isso: (14) 3104 1452, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

AGENDAMENTO

Enquanto isso, para quem tem internet, o agendamento segue via site da Prefeitura de Bauru, no http://www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas.

O agendamento online permite a colocação dos dados pessoais e o cadastro no "Vacina Já", programa do governo estadual. A pessoa ainda consegue escolher a unidade de saúde em que irá vacinar, além de data e horário, seja na primeira ou segunda dose. Em tempo: é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência para tomar a vacina.

67 ANOS

Nesta segunda-feira (12), a Prefeitura de Bauru iniciou a vacinação de pessoas com 67 anos.

A Saúde recebeu 3.220 doses da vacina AstraZeneca/Oxford. A vacinação deste público ocorre das 8h às 12h, em UBS, Unidades de Saúde da Família (USF) e no Promai, de segunda a sexta-feira.

Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicam vacina.

72 ANOS OU MAIS

Teve início também nesta segunda-feira (12) a aplicação da segunda dose para os idosos com 72 anos completos ou mais, das 13h às 16h30.

Por enquanto, apenas os idosos que receberam a vacina CoronaVac na primeira dose devem fazer o agendamento para tomar a segunda dose.