Durante os meses em que passou pesquisando e estudando na Sorbonne Lettres em Paris - com apoio da Capes - como atividade do seu doutorado em Letras na USP -, o escritor e jornalista Lucius de Mello escreveu um ensaio que ganhou destaque na França. O texto foi traduzido e publicado na nova edição (número 53) da revista francesa mais antiga sobre estudos da obra de Honoré de Balzac: Le Courrier Balzacien, publicada desde 1949 pela Société des amis d`Honoré de Balzac e pela Maison Balzac.
A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação.
Segundo a editora-chefe da revista, Anne-Marie Baron, uma das mais importantes estudiosas de Balzac no mundo, Lucius de Mello é o primeiro pesquisador brasileiro a ter um ensaio publicado na revista desde a sua fundação, ha 72 anos. Na abertura da publicação, ela elogia o trabalho de Lucius: "le bel article du chercheur et jornaliste Lucius de Mello".
Intitulado Le rêve de Balzac: Comédie humaine ou Bible mondaine?, em português, O Sonho de Balzac: Comédia Humana ou Bíblia Mundana?, o artigo ocupa 15 páginas e investiga o interesse do escritor francês Honoré de Balzac em usar a narrativa bíblica como inspiração, ironização e modelo para sua grande obra literária A Comédia Humana.
"Foi o maior presente que eu ganhei nos últimos anos", diz Lucius de Mello, sobre a publicação na França. "Estou muito feliz e honrado em ser o primeiro brasileiro publicado na Le Courrier Balzacien, mas também triste por que esse episódio revela como o trabalho genial de Balzac ainda é pouco estudado e conhecido no Brasil."
O escritor Milton Hatoum, que foi tema do mestrado de Lucius de Mello (Dois irmãos e seus precursores: o mito e a Bíblia no obra de Milton Hatoum), também gostou bastante do ensaio. Hatoum enviou em e-mail parabenizando Lucius: "Só hoje pude lê-lo, e o fiz com muito gosto. De fato, a influência da Bíblia na obra de Balzac é relevante. Os exemplos que você deu, com comentários muito pertinentes, reiteram esse diálogo. Parabéns pelo ensaio."
Na capa da revista francesa, a foto do escritor espanhol Benito Pérez Galdós que também foi muito influenciado por Balzac.