23 de dezembro de 2025
Cultura

Sebastião Salgado em 'Gold - Mina de Ouro Serra Pelada'


| Tempo de leitura: 2 min

A partir desta quarta-feira (9), o Sesc Bauru recebe itinerância da mostra "Gold - Mina de Ouro Serra Pelada", exposição do fotógrafo Sebastião Salgado, um dos nomes mais proeminentes da contemporaneidade. Os mais de 50 registros que compõem a mostra, todos feitos na década de 1980, trazem ao público a realidade do que foi o maior garimpo do mundo, na região da Amazônia Paraense.

Na noite de hoje, o Sesc Bauru ainda promove um bate-papo online, às 19h30, em seu canal do YouTube entre o garimpeiro e agricultor Etevaldo da Cruz Arantes e o fotógrafo e antropólogo indígena Edgar Kanaykõ Xakriabá. O encontro, que é mediado pela geógrafa e educadora Flora Pidner, aborda questões relacionadas ao garimpo, sustentabilidade e fotografia.

O público poderá visitar a exposição presencialmente mediante agendamento prévio feito na página da unidade na Internet (sescsp.org.br/bauru). No Sesc, as atividades presenciais seguem os protocolos de órgãos de saúde pública para evitar o contágio e disseminação da Covid-19.

A exposição, que teve a sua estreia no Sesc Avenida Paulista, passando pelo Sesc Guarulhos e Sesc Birigui, tem curadoria e design de Lélia Wanick Salgado, responsável pela editoria e organização de todo o trabalho de Sebastião Salgado, co-fundadora da agência Amazonas Images e do Instituto Terra.

RELAÇÕES

Segundo Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo, "Ao apresentar a exposição Gold - Mina de Ouro Serra Pelada, o Sesc reitera o seu compromisso com uma agenda cultural que revela relações entre habitantes e o planeta. Assim, corrobora com o propósito de exercitar olhares éticos e críticos, sobre acontecimentos fundamentais de uma história recente e que se relaciona intimamente com ambos, presente e futuro, que avistamos diante de nós".

SERVIÇO

A exposição gratuita "Gold - Mina de Ouro Serra Pelada" de Sebastião Salgado segue até 30 de outubro de 2021. O público poderá visitar a exposição de forma gratuita, de terça a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h, mediante agendamento prévio pelo site http://sescsp.org.br/bauru. As visitas têm duração máxima de 60 minutos, a cada 1h15, e máximo de 10 pessoas. Uso de máscara é obrigatório.