Pederneiras - Nesta segunda-feira (28), durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB) autorizou a instalação de Poupatempo em Pederneiras (26 quilômetros de Bauru). A unidade irá funcionar no prédio do antigo Clube Recreativo Comercial (CRC), na Avenida Paulista, região central, e ainda não há definição de data para o início dos atendimentos.
A prefeita Ivana Maria Bertolini Camarinha (PV) participou da solenidade ao lado do vice-prefeito Joãozinho da Farmácia (PSDB). Segundo ela, o prédio do antigo CRC passará por reformas e adaptações realizadas pelo município para garantir estrutura moderna e tecnológica.
"Estamos muito felizes por mais essa conquista que vínhamos batalhando desde o início de nossa gestão. O Poupatempo é referência nacional e internacional em agilidade e eficiência nos serviços digitais e presenciais que ajudam a população na resolução de problemas", declara.
"Essa conquista só foi possível devido ao empenho de várias pessoas, entre elas o governador João Doria, o vice-governador Rodrigo Garcia, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, o secretário estadual executivo da pasta, médico e ex-prefeito Rubens Cury, o deputado estadual Vinicius Camarinha, o deputado federal Arnaldo Jardim, o presidente da Prodesp, André Arruda, e o presidente do Detran-SP Ernesto Mascellani Neto", diz.
Segundo o Estado, o novo modelo de Poupatempo que está sendo implantado é mais enxuto e conta com sistema de Balcão Único, em que atendentes multitarefa são treinados para fazer vários serviços, incluindo os municipais. Durante a cerimônia, também foram anunciadas unidades para outros 19 municípios. Na região, além de Pederneiras, Promissão também foi beneficiada.
O POUPATEMPO
O Programa Poupatempo, implantado em 1997, busca facilitar acesso do cidadão às informações e serviços públicos, oferecendo de forma digital e física mais de 130 serviços municipais e estaduais num único local. Além do Detran.SP, as novas unidades também irão oferecer serviços do Instituto de Identificação (IIRGD), Ministério Público, Secretaria Estadual da Educação e prefeituras.
Atualmente, cerca de 80% dos atendimentos do Poupatempo são por meio das plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados, estão pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, emissão do Atestado de Antecedentes Criminais e consulta de IPVA.