Em todo o Brasil, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde, o que compromete sua proteção contra a Covid-19, segundo dados que constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde e foram divulgados pelo portal UOL na tarde desta sexta-feira (2). Consta na lista que 22 doses da vacina vencida foram aplicadas em Bauru, segundo os dados apresentados pelo UOL. Pelo número do lote que consta no cartão de vacinação, a pessoa saberá se tomou a vacina vencida ou não. (leia abaixo)
O JCNET entrou em contato com a Prefeitura de Bauru e a assessoria de imprensa respondeu que a administração municipal ainda não recebeu qualquer informação oficial do Ministério da Saúde e nem da Secretaria Estadual de Saúde sobre o caso.
"A Secretaria de Saúde vai verificar se ocorreu algum problema no lançamento dessas doses no sistema, ou na aplicação em Bauru. Caso confirmado alguma aplicação de vacina fora do prazo de validade, o Estado e o Ministério da Saúde serão informados, para que as devidas providências sejam tomadas", traz a nota.
O Plano nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 prevê, entretanto, que essas pessoas recebam outra dose do imunizante. A informação ainda está sendo confirmada pelo JCNET junto ao Ministério da Saúde.
Segundo especialista, vacina vencida não faz mal, mas não oferece proteção e dose deve repetida.
"Quando a vacina é aplicada fora do prazo de validade, é considerado um erro programático e a dose deve ser repetida", explica Juarez Cunha*, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), ouvido pelo UOL.
A preocupação, conforme explica o especialista, é que a pessoa fique desprotegida. "Não é esperado nenhum outro tipo de reação além das relatadas para os tipos específicos de vacina. A dica é ficar de olho na validade, não só para os imunizantes, mas com qualquer outro produto consumido, como alimentos e remédios."
Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.
A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá (PR). A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos).
Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.
CONFIRA OS LOTES DE BAURU
Lote 4120Z001 (vencimento 29 de março) - Onde foram aplicadas as doses: uma na UBS da Vila Celina, uma na UBS do Mary Dota, uma no Promai, uma na UBS do Jardim Europa, uma na UBS da Vila Nova Esperança, uma na UBS da Vila Cardia, uma na UBS do Redentor e sete na UBS do Centro
Lote 4120Z004 (vencimento 13 de abril) - Onde foram aplicadas as doses: uma dose na UBS da Vila Cardia e seis na UBS do Redentor
Lote CTMAV505 (vencimento 31 de maio) - Onde foi aplicada a dose: uma dose na Casa da mulher
SERVIÇO
Clique aqui e veja os lotes em todo o Brasil
O JCNET ACOMPANHA O CASO