O sonho de infância do engenheiro civil Homero Pincke Krähenbühl, que faleceu em 1991, está prestes a ser realizado por um dos seus melhores amigos, o jornalista Carlos Nascimento. A dupla, que estudava em Dois Córregos, costumava pescar nos rios Jacaré-Pepira e Tietê. Na época, Homero falava em construir um barco para transportar turistas e, em 2012, Nascimento resolveu tirar a ideia do papel ao projetar o Navio Mercante Homero Krähenbühl. Com capacidade para até 500 pessoas, a embarcação poderá entrar em operação até o final deste ano. Inicialmente, tanto o embarque quanto o desembarque ocorrerão em Barra Bonita, onde já existe um píer. O profissional propõe fazer um cruzeiro pelo Tietê para divulgar a cultura da região.
De acordo com Nascimento, que nasceu em Dois Córregos, estudou em São Paulo e passou por vários veículos de comunicação até se afastar em 31 de dezembro último, quando trabalhava no SBT, a TransTietê Navegação e Transporte, pertencente à família do jornalista desde 1994, ficou responsável pela construção do barco. "A nossa intenção é torná-lo operacional até o final deste ano, mas nós também dependemos da situação epidemiológica da nossa região", acrescenta.
Ainda segundo o profissional, o navio está com mais de 90% das obras concluídas. "Nos últimos dois anos, nós enfrentamos algumas dificuldades em virtude da pandemia da Covid-19, que limitou a oferta de material e mão de obra, mas, agora, faltam apenas o mobiliário e alguns ajustes", observa.
A embarcação possui dois salões, cada qual com um restaurante e um palco. O convés superior também pode virar um auditório para convenções e apresentações teatrais. Na área principal, há um espaço para a criançada brincar, além de mesas e cadeiras ao ar livre. No terraço, por fim, os passageiros terão acesso a um lounge. Dos três bares, dois servirão chopp e o terceiro, cerveja.
O navio, como Nascimento o denomina, por estar acima de 500 arqueações brutas, unidade de medida utilizada pela Marinha do Brasil para classificar as embarcações, também contará com uma adega para 150 garrafas de vinho. Haverá, ainda, uma carta especial de rótulos produzidos no Interior de São Paulo. "Nós buscaremos valorizar os produtos regionais", salienta.
Entre as apresentações musicais, o jornalista revela a intenção de incluir a chamada moda de viola. Inicialmente, a ideia é fazer uma viagem de ida e volta, partindo de Barra Bonita rumo a Pederneiras, aos sábados. Aos domingos, Nascimento gostaria que o navio saísse de Barra, passasse pela eclusa, seguisse até Santa Maria da Serra e retornasse.
Além das atrações e do passeio propriamente dito, os passageiros terão direito a uma refeição completa, incluindo salada, entrada, prato principal, acompanhamentos, sobremesa e café, assim como um drink e um aperitivo de boas-vindas. Os bilhetes poderão ser adquiridos pelo site, que ainda está em processo de criação, ou na hora da viagem.
RELAÇÃO COM BAURU
Natural de Dois Córregos, Nascimento era um frequentador assíduo da Bauru da década de 60. "Nós chegávamos pela estação ferroviária, que possuía três plataformas, algo que só víamos nos cinemas", relembra.
O jornalista revela que conheceu ar condicionado, escada rolante e banana split nas Lojas Americanas do Calçadão da Batista de Carvalho. "O meu tio Nelson trabalhava na então Delegacia de Saúde de Bauru, em um prédio situado na Cussy Júnior, em frente a uma igreja presbiteriana. Às vezes, eu o acompanhava e me sentava em um banco do lado de fora. Um senhor vivia conversando comigo e, posteriormente, descobri que se tratava do pai do Rei Pelé", descreve.
Além disso, o segundo registro na carteira de trabalho de Nascimento foi do Jornal da Cidade. "Quando eu me mudei para São Paulo, o senhor Alcides Franciscato abriu um jornal chamado Super News. Lá, tive contato com nomes como Sérgio Scobar, Milton Bill de Oliveira, Quioshi Goto e Benedito Requena", rememora. O jornalista trabalhou nesse periódico entre 1974 e 1975.
Atualmente, ele vive no seu sítio, em Torrinha, mas pretende voltar à ativa tão logo tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.