07 de janeiro de 2025
Contexto Paulista

Governo inclui fortalecimento de municípios como meta em 2022


| Tempo de leitura: 4 min

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado de São Paulo para 2022 foi sancionada e publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (23/7) pelo Executivo paulista, após a aprovação pela Assembleia Legislativa no final de junho. As metas para o próximo ano, que consideram o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2020-2023, incluem o fortalecimento dos municípios por meio da descentralização, a transparência na gestão dos recursos e a inovação para aprimoramento dos serviços públicos. O projeto prevê a unificação de Unidades Administrativas Regionais. Dentre as prioridades, encontram-se investimentos na educação, saúde, segurança, assistência social, turismo, cultura, moradia e agricultura sustentável.

Educação e saúde

O texto sancionado prevê a criação de 11 mil novos postos de trabalho no sistema penitenciário e a modernização de equipamentos e unidades policiais. Para a área da educação, a previsão é de ampliação da Educação Integral para mais de 160 escolas. Na saúde, emendas asseguraram a realização de mais de 260 mil atendimentos pelo Corujão da Saúde e pelas carretas Dr. Saúde e a realização de 480 mil agendamentos.

Projetos culturais

As emendas incluem apoio financeiro a 3,3 mil projetos culturais de artistas e produtores independentes, e de 1,3 mil projetos culturais de prefeituras, além do apoio a 230 empresas do setor cultural, e a 76 mil produtores rurais.

Corte de estatais

A LDO de 2022 prevê a extinção de mais duas entidades estatais não mencionadas no projeto.

Receita

O governo planeja contar com uma receita fiscal de R$ 245,5 bilhões e despesas fiscais de R$ 228,5 bilhões para o próximo ano.

Sinais de retomada

A Indústrias Romi, empresa do ramo de máquinas e equipamentos com sede em Santa Bárbara d’Oeste, informou que a entrada de pedidos da Unidade de Máquinas dobrou no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. A informação, publicada pelo jornal O Liberal, da Rede APJ (Associação Paulista de Portais e Jornais), denota a consolidação de indicadores estáveis de retomada da economia. O crescimento da unidade está ligado, entre outros fatores, ao serviço de locação de máquinas, uma das apostas da empresa para fazer frente à pandemia e que tem rendido bons resultados. Segundo a empresa, o ambiente é “muito favorável aos investimentos”.

No Vale do Paraíba

A Caoa Chery contratou 130 funcionários em junho para a produção da fábrica de Jacareí, onde são montados os modelos Tiggo 2, Tiggo 3X, Arrizo 5 e Arrizo 6. O quadro faz parte de movimento de expansão pelo qual passa a produção na unidade, sobretudo após o lançamento do Tiggo 3X, realizado em maio. (Automotive Business).

Em evidência

Sorocaba é apontada como a quarta melhor cidade das Américas para receber investimentos nos próximos anos, na categoria relação custo-benefício, segundo o Cruzeiro do Sul, da Rede APJ. A classificação é da revista internacional Foreign Direct Investment Strategy, do grupo Financial Times, edição dos meses de junho e julho, que traz uma matéria a respeito, mostrando as principais cidades do futuro nas Américas. A publicação avaliou economicamente 210 cidades das Américas do Norte, Sul e Central, entre elas, a cidade de Sorocaba.

Ranking disputado

Sorocaba disputou o ranking, na categoria relação custo-benefício, com outros 42 municípios de grande porte com mais de 500 mil habitantes de todo o continente americano. À frente de Sorocaba, na categoria relação custo-benefício, ficaram as cidades de Assunção (Paraguai), Rosário (Argentina) e Ribeirão Preto, no Interior Paulista.

Em alta

De janeiro até junho de 2021 foram cadastradas em Jundiaí 3.933 empresas, sendo 1.280 microempresas (ME), 313 empresas de pequeno porte (PP), além de 2.340 microempreendedores individuais (MEIs), segundo o Jornal de Jundiaí, da Rede APJ. O segmento de maior destaque é o de serviços.

Ecoturismo

A estância turística de Brotas avança para uma nova experiência na divulgação dos atrativos e consolidação de informações sobre o ambiente de negócios, segundo o jornal Primeira Página, da Rede APJ (Associação Paulista de Portais e Jornais). Na quinta-feira (22) foi oficializada a inclusão do município na plataforma Destinos Inteligentes, ferramenta de gestão e informações de cidades e regiões de interesse dos viajantes.

Destino inteligente

Os dados permitem acesso rápido a informações sobre atividades em diferentes nichos, desde rede hoteleira, bares e restaurantes, até operadoras de turismo e ecoparques. A plataforma pode ser acessada pelo endereço http://www.destinosinteligentes.tur.br.

Turismo da Fé

São José dos Campos receberá nesta segunda-feira (26) o voo inaugural do Turismo da Fé, que vai ligar diversas cidades brasileiras a destinos religiosos do Vale do Paraíba, como os Santuários de Aparecida, Frei Galvão e Canção Nova. A informação é de O Vale, da Rede APJ. O projeto foi desenvolvido pelas operadoras Turismo da Fé e Senator Tour Operator, em parceria com a empresa de aviação OMNI Aviation. O circuito religioso que inclui Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá, recebe mais de 15 milhões de visitantes por ano.