O Coral da Unimed Centro-Oeste Paulista está com inscrições abertas para as turmas infantil e juvenil na cidade de Bauru. O Unicanto, como é chamado desde 2004, tem vagas disponíveis para crianças e jovens de 7 a 16 anos que residam na Vila São Paulo ou bairros próximos, como Pousada I e II, Nova Bauru e Jardim Ivone.
O grupo foi fundado em 1997, fruto de projeto social idealizado por Regina Damiati e acolhido pelo médico Osvaldo Azenha Júnior, então vice-presidente da Unimed Bauru. Ele surgiu como opção de lazer sociocultural para comunidades que não eram atendidas por nenhum outro programa cultural. No Coral, crianças e jovens de 7 a 18 anos podem desfrutar das aulas de música, além de receberem uma cesta básica mensal como incentivo.
Regina conta que o projeto vai muito além da música. "O projeto surgiu para beneficiar o desenvolvimento infantil e juvenil. Auxiliar no desenvolvimento intelectual, motor, a percepção auditiva, a memória e muito mais. A música é o primeiro plano, e o que vem depois é consequência." As aulas semanais são acompanhadas pelo pianista Danilo Andrade de Melo e contam com experiência que vai além do canto, promovendo a reflexão e sensibilização sobre os temas abordados nas letras das cançõe.
Os coros do Unicanto são muito conhecidos em Bauru e região, tendo participado de eventos sociais, missas, palestras, simpósios, conferências, encontros de corais e homenagens.
Nathally Vitória, 10 anos, faz parte do coral infantil desde 2019 e descobriu a paixão pela música por meio das aulas de Regina. "É gostoso porque eu gosto de cantar e eu não sabia que eu cantava tão bem. [...] Eu fico um pouco nervosa, mas a gente acostuma", conta. "Cantando eu me sinto bem", disse.
Roberth William também é aluno do coral. Ele participa das aulas de Regina há mais de 4 anos e, prestes a completar a maioridade, não tem interesse em parar de cantar e pretende seguir sua carreira dos sonhos. Com uma voz marcante, o jovem fazia parte do Projeto Guri e descobriu o Coral Unicanto por meio do pianista Danilo. "Foi no coral que eu ganhei o norte de que realmente o que eu quero para minha vida. Não me vejo fazendo outra coisa da vida que não seja música."
Segundo os alunos, as aulas do coral são momentos de diversão e alegria, que se juntam à responsabilidade e respeito aos colegas. Os encontros são realizados todos aos sábados e respeitam as regras de distanciamento e as orientações de prevenção contra a Covid-19.
SERVIÇO
Os interessados em participar do Coral Unicanto devem comparecer, com um responsável, ao ensaio deste sábado (11), entre 12h30 e 16h, na Avenida José Alves Seabra, 4-59, Pousada da Esperança I.