22 de dezembro de 2025
Geral

Depois de 31 anos, tenente-coronel Fabiano Serpa se aposenta da PM

Guilherme Tavares
| Tempo de leitura: 2 min

Depois de 31 anos dedicados à Polícia Militar (PM), nesta sexta-feira (8), o tenente-coronel Fabiano de Almeida Serpa, de 49 anos, vestirá a farda a serviço pela última vez. Ele, que é o comandante do 4.º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4.º BPM-I) desde janeiro de 2020, se aposenta por decisão própria e sua passagem para a reserva deve ser publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (9). A Secretaria de Segurança Pública não informou quem será o substituto dele no comando do Batalhão. Interinamente, quem assume é o major Jovercy Bergamaschi.

"Vou passar mais tempo com a minha família, eles me pedem isso há bastante tempo", diz Serpa, que é pai de João Vitor Carnacini Serpa, de 11 anos, e esposo da artesã Mellissa Gabriel Carnacini Serpa, de 45. "Mas não vou ficar de pijama em casa, ainda tenho muita energia para queimar", esclarece o comandante, apesar de ainda não ter definido qual atividade vai seguir daqui em diante. As áreas de educação e de excelência em gestão estão em mente.

Somando as duas passagens, Serpa comandou o 4.º BPM-I, que envolve Bauru e mais 18 municípios da região, durante dois anos e meio. O trabalho do tenente-coronel sempre foi orientado por metodologias de gestão estratégica. "Enquanto alguns [policiais do comando] foram estudar o ramo do direito, eu fui para o ramo da gestão. Fiz mestrado e doutorado em Ciências Policiais da Ordem Pública. Desenvolvi conhecimentos na área de planejamento estratégico e trabalhamos com acompanhamento e controle de indicadores".

O trabalho, segundo o comandante, trouxe bons resultados aos principais indicadores de criminalidade: mortes violentas (homicídio e latrocínio), roubo em geral e roubo/furto de veículos. "São indicadores importantes porque trazem impacto na percepção de segurança da população. Hoje, a área do nosso Batalhão está no verde em todos esses indicadores, atingimos as metas quase todos os bimestres. Bauru está, hoje, entre as três cidades com mais de 300 mil habitantes mais seguras do Brasil. Isso é um orgulho", avalia o tenente-coronel.

LEGADO

Fabiano Serpa classifica o aperfeiçoamento gerencial e a capacitação profissional como os maiores legados desses últimos dois anos de serviços prestados à PM. "Promovemos vários cursos. Recentemente, houve aquele assalto à banco em Araçatuba (30 de agosto) e os criminosos usaram um tipo diferente de explosivo. Nós trouxemos o Esquadrão Antibombas Grupo de Atuações Táticas de São Paulo para capacitar nossa equipe sobre o que fazer e como reconhecer aquele tipo de artefato", conclui.