18 de dezembro de 2025
Geral

Vostok, a ilha desabitada que viralizou


| Tempo de leitura: 1 min

A ilha Vostok foi descoberta em 1820 e ganhou esse nome em homenagem ao barco do explorador russo que a descobriu. Segundo matéria veiculada na BBC, recentemente ela viralizou por ter sido confundida, a partir de uma imagem de satélite, com "buraco negro", em meio ao Oceano Pacífico.

A aparência misteriosa publicada na plataforma Reddit desencadeou, além de especulações, investigações mais rigorosas. Durante as apurações, concluíram que o aspecto era decorrente um "efeito ótico", gerado por uma imagem de satélite de baixa qualidade.

Durante o trabalho, realizado meio de outra imagem (desta vez do GeoEye), ficou esclarecido tratar-se da Ilha de Vostok, que dispõe de formação geológica em formato de triângulo isósceles e cercada do azul do oceano. Protegida como santuário de colônias de aves marinhas, ela é pertencente à República de Kiribati (país contemplado por atóis e ilhas, localizado na Oceania).

Ainda segundo a matéria da BBC, não há evidências de que a ilha tenha passado por colonização, contexto confirmado pela enciclopédia Britannica. Kiribati corre o risco de ser o primeiro país do planeta a sumir com a elevação dos níveis dos mares por consequência do derretimento de geleiras pelo aquecimento global, acrescenta a BBC.